Educação
Postado em 23 de outubro de 2024 as 17:09:56

Crianças do Sertão
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila América realizou nesta terça-feira (22), a sétima edição do Projeto “Artistas da Terra”. Desta vez, o homenageado foi o artista plástico e professor de artes Sílvio Jessé, que se emocionou com as apresentações dos alunos e a releitura que os artistas mirins fizeram de sua obra. A comunidade prestigiou o evento, lotando o pátio da unidade escolar.
A caatinga foi o tema escolhido para o trabalho deste ano. De acordo com Sílvio Jessé, este tem sido o seu trabalho neste ano e no próximo. “São memórias afetivas, da época em que eu tinha a idade deles agora. Tratam de pinturas com as cores vivas, as primárias na verdade. Eu utilizei muito azul, amarelo, vermelho, a cor laranja também. É raro uma tela minha não ter este componente de cor”.
Divididas pelas salas, as crianças apresentaram representações dos personagens da caatinga, presentes na obra de Sílvio, como as crianças do sertão, as mulheres rendeiras e que lavam roupa na beira do rio e os vaqueiros. O homenageado ficou emocionado. “Tem uma frase de Ferreira Gullar: ‘a arte existe porque a vida só não basta’. Então a esperança está no Cmei, nos professores e alunos, de um mundo melhor”.
- Sílvio Jessé
- Marilúcia
Para a coordenadora pedagógica do Cmei Vila América, Marilúcia Meira Barros, foi uma honra para o Cmei poder homenagear Sílvio Jessé realizando um trabalho maravilhoso. “As artes dele contribuem muito. As crianças ficaram encantadas, demonstraram já seus dons artísticos e ficaram trabalhos incríveis. E nós estamos muito felizes. Nossas crianças, desde cedo, já desenvolvem esse dom artístico.

Sílvio Jessé e o aluno Guilherme, caracterizado como o homenageado
Sílvio Jessé – nasceu em Vitória da Conquista, neto do poeta e jornalista conquistense Laudionor Brasil. Começou a ter interesse pelo desenho ainda criança, por volta dos sete anos de idade. Em 1983, formou-se no Curso de Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Posteriormente, fez pós-graduação em arquitetura e design de interior e psicologia do ensino.
Estreou na vida artística em 1979, participando do 10º Salão de Estreantes da Galeria Panorama em Salvador. Já participou em mais de 60 exposições, quer sejam individuais ou coletivas. Atualmente tem trabalhos expostos na Espanha, Portugal, Canadá, EUA, Dinamarca, Luxemburgo, França, Angola, Itália, Alemanha, entre outros, alguns dos quais são permanentes.
- Silvío Jessé, Marilúcia e Átila Ramos do Núcleo Pedagógico da Smed