Nesta sexta-feira (22), alunos, gestores, professores e servidores do Centro Municipal de Educação Infantil Senhorinha Cairo percorreram as ruas do bairro no Desfile da Primavera. Com o tema “Vamos Florescer…”, a unidade abordou questões trabalhadas em sala de aula, alusivas à primavera, para fomentar a reflexão sobre o florescer da criança na educação infantil. A fanfarra da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa abrilhantou o evento, que também contou com a participação da Patrulha Solidária da Polícia Militar.

As crianças foram divididas em quatro alas. Na primeira, o tema trabalhado foi “Para florescer é preciso semear… amor, cuidado, gentileza, paciência e tolerância…”. A segunda ala tratou do florescer com saúde, enfatizando a alimentação saudável. A ala três informou que “somos metamorfoses ambulantes”, destacando também a inclusão de alunos com transtornos, síndromes e deficiências. E a última ala enfatizou o cuidado que se deve ter com o planeta.

A diretora Cristiane Conceição de Sousa destacou que o evento foi um trabalho de equipe. “Foram dois meses trabalhando o tema com as crianças em sala de aula. “Colocamos na rua o que é esse florescer infantil, tendo cuidado com a paciência e o amor, pensando na alimentação de qualidade, pois as crianças estão em processo de transformação, e também no cuidado com o planeta”, disse.

A coordenadora de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Júlia Alves, disse que a participação da comunidade é muito importante para presenciar o trabalho desenvolvido pela instituição, vislumbrar as crianças participando de um evento social e dar visibilidade ao trabalho dos professores e da gestão da escola. Também destacou a participação da fanfarra da Cláudio Manoel da Costa. “Somos uma rede e neste momento é importante valorizar o trabalho tanto da Cláudio Manoel, quanto do Cmei”.

Participando do evento, Larissa Almeida acompanhou o irmão Enzo Gabriel, de 2 anos, aluno do Cmei. Para ela, é muito importante a família estar presente, acompanhando a vida das crianças. “Além de ser o primeiro desfile de algumas crianças, é muito importante a integração escola e comunidade”, afirmou