Resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Juventude, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), foi realizada mais uma sessão do Cinejuv nesta quarta-feira (25). O evento teve a participação de trinta alunos do Colégio Municipal Frei Serafim do Amparo. O projeto tem como finalidade a exibição de filmes temáticos para estudantes de escolas municipais das turmas do Projovem.

Desde a última terça-feira (24), os filmes estão em exibição na Estação Juventude. A mostra vai até sexta-feira (27). Um dos longas exibidos foi “Escritores na liberdade”. Ele conta a história de uma professora que leciona numa escola com turmas divididas por raças e tem como desafio o papel de inspirá-los a acreditarem em si mesmo e atingirem o sucesso.

 

A coordenadora de Juventude, Melry Amaral: projetos como esse são cotidianos na Coordenação de Juventude

A coordenadora de Juventude, Melry Amaral, explicou que o teor dos filmes é mostrar a realidade que cada estudante passa, fazendo com que os jovens entendam a normalidade de tais situações e como superá-las. “É muito importante o incentivo desses projetos por parte da prefeitura. Demonstra que a Coordenação da Juventude está aberta à população”.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) é destinado às pessoas de 18 a 30 anos em situação de vulnerabilidade e visa a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental.

Lessandra Costa é coordenadora do Projovem e desenvolve também o planejamento de aulas

A coordenadora pedagógica do projeto, Lessandra Costa de Oliveira Bittencourt, explicou que uma das finalidades do Projovem é a qualificação profissional inicial e a participação cidadã, com desenvolvimento social nos bairros, ajudando o jovem a lidar como agente participativo e ator social na sociedade. “Além de aulas regulares em sala de aula, nós desenvolvemos atividades como essa em outros espaços diferentes, promovendo o lazer e a cultura”, afirma.

Para Fabrício Laranjeira, estudante do Projovem, o Cinejuv difunde a cultura entre os jovens da cidade

Fabrício Laranjeira de Jesus, 20 anos, é um dos estudantes que estavam no Cinejuv. Para ele, o Projovem Urbano é muito importante, pois garante oportunidades aos jovens que não conseguiram concluir a primeira etapa de escolarização. “Sobre o Cinejuv, acho muito legal esse aspecto cultural. O jovem hoje precisa estar mais próximo da cultura e atividades como essa proporcionam isso aos jovens da nossa cidade”.