Desenvolvimento Econômico
Postado em 26 de outubro de 2025 as 11:06:40
A Sala do Empreendedor, situada no Centro Cultural Glauber Rocha, sediou o “Checkup Day Empresarial”, evento pensado para auxiliar empreendedores locais a diagnosticar a saúde dos negócios, oferecendo orientações estratégicas personalizadas e ferramentas para aprimorar a gestão e ampliar resultados.
A ação foi realizada na manhã de ontem (25), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Durante a ação, empresários em diferentes estágios de desenvolvimento de seus empreendimentos receberam consultorias sobre marketing, gestão financeira, planejamento, análise de métricas, registro de marca e sustentabilidade.
Coordenadora da Sala do Empreendedor, Nirlânia Amorim abordou a importância de orientações especializadas para que os empreendedores e empreendedoras tenham mais ferramentas para alavancar os negócios. “O objetivo é que eles façam um diagnóstico, entendam em que momento a sua empresa está. A partir dessa análise, eles vão entender quais são as ferramentas, estratégias e ações necessárias que devem fazer a partir de hoje. Acabam saindo daqui com muito mais clareza de como está a sua empresa e, a partir disso, qual é a sua decisão e ação para alavancar seus negócios”.
Uma das pessoas que procurou o Checkup Day foi Isabela Fonteles. Natural do Maranhão, ela mora em Vitória da Conquista há seis meses, e empreende na área de vestuário e acessórios femininos. “Vim principalmente pelas orientações na gestão financeira. Hoje em dia o mercado está um pouco saturado com essa questão de moda feminina, principalmente para quem trabalha com produtos físicos, por conta de sites que têm um preço mais chamativo. Hoje eu quero estabelecer o meu negócio na Bahia, porque eu comecei no Maranhão. Eu quero saber como é a questão do comércio aqui, o que é que chama mais atenção, qual é o tipo de público que eu vou lidar”.
- Isabela
- Fabíola e o esposo Alisson
Já Fabíola Tracy empreende na área de Comunicação Visual e utilizou a consultoria para entender os pontos que precisam de mais atenção nos negócios. “Eu achei muito interessante, principalmente a parte de estratégia, marketing, finanças, todas as áreas que a gente precisa de um planejamento específico. O ensinamento que a gente teve aqui foi justamente para ajustar esses pontos fracos e aprimorar cada vez mais a estratégia e o crescimento da empresa. O Sebrae é reconhecido por ajudar os microempreendedores, e uma oportunidade como essa nos ajuda a evoluir”.





















