Meio Ambiente
Postado em 28 de maio de 2019 as 06:20:33
Mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), o Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas) de Vitória da Conquista é referência no tratamento de animais da fauna silvestre, apreendidos em fiscalização ambiental. O centro recebe animais de várias regiões do país, que contam com acompanhamento veterinário adequado até atingirem as condições de serem devolvidos ao seu habitat de origem.
Nos últimos dias, a Polícia Rodoviária Federal encaminhou ao Cetas cerca 300 animais nativos apreendidos em operações ao longo do estado. Na última sexta-feira (24), 145 aves de várias espécies, além de 25 jabutis e um macaco, em situação de maus tratos, foram abrigados no local.
Segundo o coordenador e veterinário responsável pelo Cetas, Aderbal Azevedo, o tratamento desses animais é feito de maneira exitosa. “Muitos bichos que vêm são mansos, criados em gaiola e a readaptação deles à natureza é demorada. Ainda assim, conseguimos recuperar e devolver à natureza, em média, mais de 70% dos animais vítimas de maus tratos que chegam”, esclarece.
No Cetas as diferentes espécies são tratadas com o cuidado e alocadas de maneira específica. No momento de soltura, é obedecido criteriosamente o protocolo de liberá-los sempre na região a que pertencem. “Recebemos espécies de animais de vários lugares do Brasil. Recentemente, araras oriundas do estado do Mato Grosso do Sul foram reencaminhadas para lá”, complementa o coordenador.
Sob o Serviço – Se você cria um animal silvestre de forma irregular, ou conhece quem faz isso, informe ao Cetas. A equipe irá buscá-lo e dar a ele os cuidados que ele merece. É só ligar para (77) 3423-2247 ou enviar um e-mail para cetasvca@yahoo.com.br.