O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista ganhou destaque na avaliação dos indicadores de monitoramento do serviço, feita pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) do Ministério da Saúde, obtendo pontuação final de 120 pontos e classificado com atuação satisfatória no desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador, em 2020, no território de Conquista e nos 18 municípios da área de abrangência.

Os critérios para análise foram criados pelo Ministério da Saúde no fim do ano de 2019 para avaliar o desempenho dos Cerests de todo o Brasil a cada quatro meses, com resultado final anualmente. As pontuações são referentes às ações de vigilância com as inspeções nos ambientes de trabalho, notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho, consultas médicas, atividades educativas e apoio matricial na Rede Municipal de Saúde.

A coordenadora do Cerest do município, Jamilly Gusmão, atribui o resultado positivo ao trabalho desenvolvido por toda a equipe. “A gente desempenhou ao longo do ano de 2020, todas as atividades de forma muito correta, cumprindo as ações de saúde do trabalhador com muita responsabilidade e empenho na execução de cada uma delas no município e também na regional. Temos uma equipe boa, estruturada e o apoio da gestão”, destacou.

O Cerest de Conquista é de administração municipal e atende toda a regional. O serviço recebe um recurso mensal do Ministério da Saúde para desenvolver suas atividades, mas que ainda é insuficiente e precisa complementado com recursos próprios do município para manutenção das ações de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores.