A prevenção é o melhor remédio, mas a receita sempre se faz necessária. E na tarde desta terça-feira (23), mães e alguns pais de educandos do Programa Conquista Criança receberam informações de como diagnosticar o câncer de mama. É que durante este mês acontece o Outubro Rosa, uma campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.

“Neste mês não poderíamos deixar de falar a respeito do câncer de mama, o cuidado que a mulher deve ter com seu corpo. E hoje tivemos aqui 80 mães e homens também assistindo a palestra para se ter essa compreensão do que é, se cuidar e do que ele pode fazer de forma preventiva para combater esse tipo de doença”, declarou a coordenadora do Conquista Criança, Marizete França. Segundo ela, o programa sempre faz seu planejamento com ações para o educando e para a família.

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações em Vitória da Conquista e assim aconteceu no Conquista Criança. “Iniciamos dia 6 e temos o Dia D nas unidades de saúde, no qual é ofertado exame clínico das mamas, o preventivo, teste rápido e orientação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), além de ações em outros setores públicos e privados. É uma campanha que tenta atingir todas as mulheres para fazer uma alerta de prevenção, do cuidado com a saúde como um todo”, informou a coordenadora de Saúde da Mulher, Sabrina Menezes.

Com atenção, as mães ouviram a palestra da apoiadora institucional, Érika Carvalho Teixeira, e tiraram dúvidas sobre o autoexame, os grupos de risco e a idade ideal para começar a fazer mamografia. “Esse dia foi super importante porque a gente conseguiu um número bom de mulheres, que realmente participaram ativamente da conversa, assimilando o que foi dito. Quanto mais a gente fala sobre o câncer de mama, mais a gente consegue fazer com que as mulheres se examinem, se cuidem. Quando a gente descobre essa doença cedo, ela tem cura, então isso significa salvar vidas”, comentou a enfermeira.

Uma das participantes que estava atenta e fez questionamento foi a doméstica Taís Rocha (27), que tem um dos três filhos no Conquista Criança. “A palestra foi bem favorável pra gente, bem explicada. Gostei, pois vai fazer a diferença para muitas pessoas, vai ajudar”, disse a jovem.

A dona de casa Simone dos Santos assistiu a palestra, aferiu a pressão e realizou o teste de glicemia. “Eu achei foi bom, interessante para a gente ficar sabendo. Eu sou nova, vou fazer 27 anos segunda-feira, mas é bom a gente ficar sabendo”, falou Simone, mãe de duas educandas do programa.

O Câncer de Mama– De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se identificado no início, a chance de cura pode aumentar em 95%. O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, chegando a 22% dos casos novos diagnosticados a cada ano.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Quando realizado por um médico ou enfermeira capacitados, o exame clínico pode detectar um tumor superficial de até 1 centímetro. Já a mamografia é uma radiografia que pode mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros). A detecção precoce ainda é a melhor arma para lutar contra esse mal.