Desenvolvimento Social
Postado em 6 de dezembro de 2024 as 17:25:38

Crianças do Cras Nova Cidade fizeram uma apresentação musical para as mães
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória da Conquista realizaram uma série de ações, ao longo desta semana, em alusão à campanha da Semana do Bebê. As atividades começaram na terça-feira (3), no Cras Bruno Bacelar, e foram concluídas nesta sexta-feira (6), no Cras Jardim Valéria. Durante o período, as unidades promoveram rodas de conversa com seus usuários para discutir temas como combate à violência obstétrica, alimentação saudável, saúde bucal e planejamento familiar e gestacional.
A Semana do Bebê está em sua 9ª edição e, neste ano, trouxe o tema “Construindo o futuro: o poder do cuidado na primeira infância”. A mobilização teve como objetivo garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, com atividades desenvolvidas pelos Cras nas sedes das unidades, no Projeto Menino Jesus, localizado no bairro Cruzeiro, e na zona rural, no povoado de Queimadas.
- Ação do Cras Rural, em Queimadas
- Ação do Cras Bruno Bacelar
- Atividades no Cras Miro Cairo
No Cras Nova Cidade, uma roda de conversa reuniu famílias inseridas no Programa Primeira Infância no Suas (PIS) e gestantes da Unidade de Saúde da Família do mesmo bairro para debater a importância do planejamento desde a gestação. A atividade foi conduzida por Lorena Rocha, técnica do Cras, que também atua como técnica de enfermagem. Ela ressaltou o papel dessas ações no fortalecimento do vínculo familiar e no cuidado com a saúde. “Nós atendemos muitas mulheres de baixa renda, e percebemos que o acesso à informação acaba sendo limitado. Nesse tipo de ação, trabalhamos em conjunto com a política de saúde. É preciso entender que os serviços de saúde nem sempre alcançam todas as pessoas, e, nesse sentido, o Cras atua como um centro de acolhimento que chega mais perto das famílias. Nosso objetivo é orientar sobre o que fazer e com o que se preocupar, seja durante a gestação, no puerpério ou no pós-puerpério”, explicou Lorena.
Para Dayana Evelinne, coordenadora da Proteção Social Básica, à qual os Cras estão vinculados, as atividades realizadas nos territórios são essenciais para aproximar as famílias dos serviços ofertados e reforçar a importância do cuidado integral desde os primeiros anos de vida. “A Semana do Bebê é uma oportunidade de levar informações relevantes e práticas às famílias mais vulnerabilizadas. Por meio dessas ações, buscamos fortalecer os vínculos familiares e contribuir para a promoção da saúde e do desenvolvimento infantil”, destacou Dayana.
- Lorena
- Dayana
- Bruna
Bruna Brito, mãe de duas crianças, é acompanhada pelo Programa Primeira Infância no Suas. Ela participou da roda de conversa no Cras Nova Cidade e destacou como as atividades da Semana do Bebê a ajudam a refletir sobre o planejamento e os cuidados com os filhos, especialmente com o caçula, Theo. “Essas ações são muito importantes, porque muitas famílias não têm boas condições financeiras nem uma rede de apoio. O que aprendemos aqui sempre acaba ajudando no dia a dia. Eu gosto muito de participar das atividades promovidas pelo Cras e sempre trago meus filhos, porque sei que é algo que fará bem para a gente”, afirmou Bruna.
Em Vitória da Conquista, a Semana do Bebê faz parte do calendário oficial do município e é realizada pela Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e de outras entidades.