As aulas acontecem segundas e sextas-feiras pela manhã no Centro Pop Adulto.

Com objetivo de oportunizar a alfabetização para pessoas em situação de rua que são assistidas no Centro Pop Adulto, o serviço está oferecendo uma oficina de letramento nas segundas e sextas-feiras pela manhã.

A oficina é ministrada pelo professor Dejair Oliveira Souza, que montou o programa de aula junto com a equipe do Centro Pop. “Nosso objetivo primeiro foi atender a uma demanda dos assistidos pelo serviço, pois durante o atendimento muito deles expressaram a vontade de aprender a ler e a escrever, pois a maioria deles abandonaram o estudos ainda na infância e não concluiram a alfabetização”, explicou Dejair informando que a adesão à oficina tem sido boa e que por isso o serviço já estuda ampliar para mais um turno a oficina.

Carlos (28) está em situação de rua desde a sua adolescência e conta que abandonou os estudos por conta de seu envolvimento com a bebida alcoólica e outras substâncias psicoativas, por isso resolveu participar da oficina. “Eu sei ler um pouco, mas quero aprender a escrever melhor, pretendo sair dessa vida. Eu acho que sabendo ler e escrever eu posso conseguir um trabalho e mudar de vida”, conta Carlos que aproveitou a oportunidade para parabenizar o serviço, “eu já andei muito, passei por outras cidades, mas aqui é diferente, fui muito bem tratado e por isso estou com vontade de me dedicar neste curso”.

O Centro Pop Adulto – é uma unidade pública do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltada para o atendimento especializado de adultos que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, desenvolvendo atividades que possibilitam a organização de um novo projeto de vida, para aquisição de referências na sociedade, enquanto sujeito de direito. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.