A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto, em articulação com o Consultório na Rua, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (23), uma ação da campanha Novembro Azul, com o propósito de incentivar e apoiar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.

Durante o evento, que tinha o objetivo de acolher e informar sobre cuidados com a saúde, os profissionais dialogaram com pessoas em situação de rua para falar de doenças infecciosas. Além disso, foram oferecidos testes rápidos de glicemia, vacinas para diversas doenças e aferição de pressão arterial. Os usuários também contaram com atendimento médico especializado.

No último ano, foram intensificadas ações intersetoriais entre as políticas públicas de Assistência Social e Saúde, fruto de um amplo processo de reordenamento da Política de Atendimento à População em situação de rua. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa integração entre a Semdes e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é fruto de uma decisão política do Governo Municipal, que tem priorizado ações voltadas para esse seguimento da população que requer uma atenção especial.

A assistente social do Centro POP, Denise Reis, também ressaltou a importância de realizar a ação em conjunto com os usuários. “Nossos usuários do Centro Pop sentiram-se valorizados e acolhidos por todos os profissionais presentes”, destacou.

Uma roda de conversa foi realizada durante a atividade com usuários e o médico do Consultório na Rua. Todos os participantes foram orientados sobre sinais e sintomas do câncer de próstata. Depois desse bate-papo, os homens acima dos 40 anos passaram por atendimento médico. Os que apresentaram sintomas foram encaminhados para a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico).

A assistente social do Consultório na Rua, Iasmin Liboa, destacou a importância dessa ação. “Ficamos felizes com o envolvimento deles, muito participativos e tirando as dúvidas. Apesar das dificuldades apresentadas sobre o acesso à saúde por pessoas em situação de rua, é importante destacar os avanços e conquistas adquiridos nos últimos anos, principalmente aqui, em Vitória da Conquista, que tem sido referência na concretização desse acesso à saúde”, relatou.