Educação
Postado em 22 de setembro de 2025 as 12:30:41 e atualizado em 25 de setembro de 2025 as 16:12:23
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Frei Graciano de Santo Elpídio promoveu desfile cultural com o tema: “Canta Conquista, Joia do Sertão Baiano”, que permitiu aos alunos, professores e monitores uma viagem pela história de Vitória da Conquista.
No evento, os alunos puderam conhecer mais sobre as comunidades quilombolas, povos indígenas (Pataxós, Mongoiós e Imborés), a origem da tradição dos ternos de reis e os forrozeiros da região.
Segundo a diretora do Cmei, Núbia Neide Vieira Bahia, o intuito foi engajar os alunos para que pudessem contribuir e aprender com o desfile. “Gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram de maneira direta ou indireta para o sucesso do nosso desfile cultural ‘Cantar Conquista: Joia do Sertão Baiano’”, destacou a diretora.
- Adriana, Kátia Prado (representando a Smed) e Núbia Bahia
Para a coordenadora Pedagógica, Adriana Santos Andes, trabalhar o folclore na educação infantil é criar um ambiente rico em cultura popular. “Trabalhamos contos, lendas, músicas, cantigas, brincadeiras tradicionais, mas exploramos também um pouquinho da cultura popular de nossa cidade”. Ela acrescentou que este evento foi resultado do Projeto ‘Conhecer a Cultura e Soltar a Imaginação: Isso é folclore’.

Thaise Santos Rocha
Professora da turma de quatro e cinco anos, Thayse Santos Rocha trabalhou com as crianças o “Samba de Roda”. “As turminhas amaram trabalhar o samba de roda, as tradições quilombolas, e toda a sua cultura. Levamos tudo isso para as ruas do bairro Nossa Senhora Aparecida para que todos também conheçam um pouco e valorize, preserve, as tradições quilombolas, mulheres negras inspiradoras. Viva o Samba de roda!”











