A tarde desta quarta-feira foi especial para a comunidade do bairro Simão, com a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) totalmente revitalizado pelo Governo Municipal. Com mais essa entrega já são 95 escolas  revitalizadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), desde 2021.

Participaram da cerimônia a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do vice-prefeito, Aloisio Alan, do secretário de Educação, Edgard Larry, e outros membros do governo. Também estiveram presentes os vereadores Dinho dos Campinhos e Bibia. A cerimônia contou com apresentações artísticas dos alunos do Cmei, que também puderam aproveitar pinturas corporais e a distribuição de balões.

Uma participação especial foi da jovem Eloá Lopes, moradora do Jardim Valéria e integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), que também acompanhou a prefeita. A participação dela faz parte do projeto “Um dia que inspira o futuro”, criado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), que visa motivar meninas de 12 a 18 anos a ambicionar posições de liderança e de destaque em diferentes áreas profissionais.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do cuidado com a Educação do município, para que os estudantes, profissionais da educação e as famílias tenham um ambiente devidamente equipado, e onde o aprendizado seja desenvolvido com dedicação e afeto. “Estamos trazendo vida para esse espaço infantil,e a gente precisa ter esse cuidado com a pintura, com as cores, porque isso também ajuda no aprendizado de nossas crianças. Quando a gente traz uma pintura lúdica, a criança se sente abraçada por aquele local, e ela quer cada vez mais aprender. E elas têm à disposição essa novidade que é o redário, que oferece um espaço aconchegante para descanso e aprendizado”.

Sheila Lemos também saudou a  jovem Eloá, destacando a importância de cada vez mais as meninas compreenderem que todos os espaços de trabalho e liderança podem e devem ser ocupados pelas mulheres. “A mulher pode ser caminhoneira, médica, engenheira, advogada, professora, jogadora de futebol, o que ela quiser ser. A gente deve sonhar sempre. Quando o ser humano para de sonhar, ele para de viver”, completou a prefeita. A jovem agradeceu a oportunidade de participar da cerimônia. “São 95 escolas revitalizadas, um orgulho pra cidade, e fico feliz de poder representar as meninas e o Nuca”.

Vice-prefeito, Aloisio Alan convidou toda a comunidade para zelar pela unidade de ensino, garantindo que as crianças tornem-se cidadãs e cidadãos que contribuam para a cidade. “A melhor forma de prever o futuro é construindo o futuro. Olhando pra essa estrutura, vemos que daqui sairão grandes cidadãos e cidadãs que honrarão suas famílias”.

Para o secretário de Educação, Edgard Larry, as 95 unidades de ensino revitalizadas pelo Governo Municipal nos últimos anos representam o compromisso de acolher dignamente os alunos e dar as melhores condições possíveis aos profissionais. “É um momento de celebração, de ver a alegria no rosto dessas crianças, de reconhecer o grande trabalho feito pela equipe da escola. Parabéns a professora Núbia, diretora, e a toda sua equipe, porque ninguém faz nada sozinho. A educação se faz em equipe e aqui nós temos grandes professores, monitores, pedagogos, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, isso faz toda a diferença.

Diretora do Cmei, Núbia Cardoso não escondeu a emoção pela revitalização, e fez questão de agradecer a toda a equipe da Smed que trabalhou para a entrega da unidade, que atende, além do Simão, os bairros Campinhos, Cidade Modelo e adjacências. “Não foram apenas reparos estruturais. Hoje a gente pode apresentar para as crianças e famílias, não apenas um espaço pra estudar, mas um espaço de qualidade, um espaço lúdico, vivo, onde elas vão não apenas aprender, mas ser felizes aqui dentro. Esse é o nosso objetivo maior”.

Representando as mães e pais dos alunos, Luana Neres também expressou a felicidade em ver o espaço requalificado. Mãe da estudante Thaylla, ela valoriza os esforços da Smed e da equipe do Cmei para criar um ambiente acolhedor para as crianças. “Desde o início que meus meninos estudam aqui, eu sei que aqui é a segunda casa deles. Eu os entrego para as professoras monitoras, com muita confiança. Elas ensinam com amor. As crianças são apaixonadas por elas. Eu tinha dois filhos estudando aqui e agora eu só tenho uma, e o coração já está apertado porque é o último ano dela. Mas é gratificante conviver aqui”.

A reforma na unidade envolveu a instalação de forro de PVC, construção e implementação do redário, reparos em alvenaria, substituição de fechaduras, impermeabilização da laje, readequação de espaços, revisão das redes elétrica e hidráulica, além de pintura geral e lúdica. O investimento foi de R$98 mil.

Localizado na Rua Santa Catarina S/N, Simão, a creche atende 127 alunos da Educação Infantil, com idades de 2 a 5 anos, divididos, por faixa etária, em sete turmas que funcionam nos turnos matutino e vespertino, ou em tempo integral.