Meio Ambiente
Postado em 23 de outubro de 2024 as 07:40:54
Para garantir conforto e ampliar a capacidade de recebimento e recuperação de animais apreendidos em fiscalizações ambientais, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) está passando por reformas.
Além das melhorias nos viveiros, com instalação de novos pisos, telas e telhados, o espaço que concentra a maioria das aves receberá novo telhado, pintura e cerâmica. Guaritas para controle de acesso e reforço da segurança também serão instaladas.

No local serão implantados, ainda, novos viveiros em formato hexagonal e construída uma arquibancada para mais conforto aos visitantes das instituições de ensino, onde poderão ouvir explicações técnicas e observações das espécies atendidas pelo serviço.

O coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, lembrou que o centro, que conta hoje com cerca de 1.000 animais, terá também um lago artificial. “Recebemos aqui jacarés e o lago é adequado para eles”, explicou.

“A população de animais aqui é bastante flutuante, já que recebemos e devolvemos quase que diariamente espécies à natureza”, disse AderbalO equipamento recebe animais quase todos os dias, e conforme vão sendo reabilitados, são imediatamente devolvidos à natureza para que outros possam ser acolhidos. Somente nesta quarta-feira, 150 canários foram soltos em áreas de preservação ambiental.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que os recursos para a reforma são provenientes de Parceria Público-Privada, com apoio do Fundo do Meio Ambiente. No local estão sendo investidos cerca de R$ 400 mil. Ela destacou a importância das obras tanto para os animais quanto para os servidores que atuam no local. “O Cetas recebe animais diariamente, às vezes, em grande quantidade, como ocorreu neste mês de outubro, que, em um único dia, foram quase mil pássaros. Então, a reforma é necessária, já que o Cetas de Vitória da Conquista é referência para todo o Brasil”, disse.
Requalificação do Horto Florestal
Também fruto de Parceria Público-Privada, o Horto Florestal Vilma Dias também passa por requalificação. O espaço, que abriga nascentes do Rio Verruga e onde são produzidas centenas de mudas de espécies vegetais nativas para a arborização e paisagismo da cidade, recebe obras para melhoria do escritório, cozinha e sanitários.
Novas grades e portões também serão instalados para garantir a segurança do espaço.
Ana Cláudia explicou que com a reforma será possível a criação de um ambiente propício à visitação, já que o horto não é aberto para o público em geral.







