Notícias
Postado em 16 de abril de 2025 as 09:00:41
Economia do Cuidado foi tema de um bate-papo realizado no Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), na tarde dessa terça-feira (15). A temática foi escolhida como forma de homenagear o Dia da Empregada Doméstica, celebrado em 27 de abril. Durante a ação, foi abordado o trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres de modo geral.

Apresentação “Economia do Cuidado”
Para iniciar a atividade, foi exibido um curta-metragem chamado “O Sonho Impossível”, de 1983, produzido por um estúdio europeu em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O filme de animação apresenta uma mulher que trabalha fora e ainda precisa fazer tudo em casa sozinha.
A psicóloga do Crav, Celena Neri, direcionou a conversa ao apresentar o conceito de Economia do Cuidado. “Os trabalhos de cuidado, geralmente, são feitos por mulheres. Vamos ouvir como elas se sentem, o que acharam do curta, e pedir que compartilhem suas experiências. É muito importante essa troca. O objetivo é falar das violências que surgem a partir dessa sobrecarga, como o desrespeito, a humilhação e a cobrança”.
- Celena
- Hyngrid
A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, destaca a importância dessas ações. “É um momento especial com as referenciadas do Crav. É necessário levar a mensagem para essas mulheres e através da escuta, a gestão trabalha as dificuldades que cada mulher enfrenta” afirmou Viviane.
O Crav possui 184 mulheres vinculadas, sem contar aquelas que frequentam a instituição, mas preferem não se vincular. Ele desenvolve políticas públicas eficientes que cuidam das mulheres. Para a gerente do Crav, Hyngrid Fraga, as oportunidades de diálogo aproximam as referenciadas do serviço. “Esses momentos são bons para elas quebrarem o vínculo com o mundo. A gente tenta, ao máximo, acolher, amenizar e desvincular a violência que elas sofrem”.
Uma referenciada, que preferiu não compartilhar o nome, diarista, 52 anos, procurou o serviço pela primeira vez em 2019. Ela voltou ao atendimento psicológico em 2021, e desde então é assistida pelo Crav. “Aqui é minha segunda casa, pelo acolhimento que recebi. O que eu aprendo, quero passar para outras mulheres. Quero ter conhecimento e levar informação para que elas busquem ajuda, como eu fiz. Minha vida mudou completamente através do Crav” concluiu.
Crav
O Centro de Referência Albertina Vasconcelos está localizado na Avenida São Luís, 40 – Candeias. O Crav presta serviços de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência, oferecendo assistência profissional de advogadas, psicólogas e assistentes sociais.

Equipe de trabalho do Crav










