Educação
Postado em 25 de julho de 2019 as 08:36:58 e atualizado em 31 de julho de 2019 as 08:41:12

O curso é aberto para toda a comunidade
Na última segunda-feira (22), a Central de Libras promoveu o início do curso de Libras na CIL (Central de Interpretação de Libras) que funciona na Rede de atenção à Criança e ao Adolescente. O objetivo é de aproximar a comunidade conquistense da Língua Brasileira de Sinais, quebrando as barreiras através da conscientização e do conhecimento.
Aprender libras é se permitir conhecer uma língua libertadora. “Considero importante tanto para a valorização da comunidade surda que tem o desejo de se comunicar, se sentir inserida na sociedade e empoderada, quanto para o ouvinte que busca interagir e conhecer uma outra cultura. Estamos muito satisfeitos com o número de inscritos no curso’’, afirmou Jaqueline França, coordenadora da Central de Libras.

O curso contará com dez encontros entre aulas práticas e teóricas
O curso contará com dez encontros entre aulas práticas e teóricas, onde serão abordados temas como cultura surda e identidade surda. Aprender os sinais não é o bastante, é preciso que a história de lutas e conquistas do povo surdo seja estudada.
O curso é aberto para toda a comunidade, sejam profissionais da educação, da saúde ou familiares de surdos. Maria José tem um filho de 11 anos que é surdo e fala um pouco da sua relação com as libras: “Tudo mudou na vida do meu filho depois que comecei a buscar conhecimento, desde a nossa relação dentro de casa, até o desempenho dele na escola. Eu acompanho o trabalho da Central de Libras e sou muito grata por iniciativas assim’’, conclui Maria José.