Educação
Postado em 4 de setembro de 2018 as 16:51:07
A Central de Interpretação de Libras (CIL), ligada à Secretaria Municipal de Educação (Smed), realiza, em parceria com a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) exclusivo para o público cego. O propósito é o de promover a interação entre surdos e cegos utilizando uma linguagem comum.
A gerente da Central de Interpretação de Libras, Jaqueline França, conta que a ideia do curso surgiu a partir da dificuldade de comunicação dos alunos surdos atendidos pela associação. “A Acide, ao notar o problema da falta de comunicação com os surdos, nos acionou e foi daí que surgiu a necessidade de fazer esse curso”, comentou.
Jaqueline destacou que o tema “libras para cegos” foi estranho para algumas pessoas que tinham dúvidas em relação a essa modalidade, por não entenderem como a linguagem pode ser desenvolvida com pessoas cegas: “Libras, mesmo ensinada para um público cego, não deixa de ser uma língua. Existe a forma tátil que ensinamos aqui. Ela é feita através do contato com as mãos”, explicou.
Segundo Jaqueline, “a procura pelo curso na Sede da CIL e na Acide tem sido grande, inclusive por pessoas de outras cidades. Há perspectiva de novas turmas e da realização de um trabalho contínuo”. Ela ainda relata que o resultado, apesar de ser satisfatório, encontra o desafio em encontrar material específico, pois a modalidade ainda é pouco difundida no Brasil. “Nós capacitamos aqui pessoas para poderem identificar as necessidades dos surdos e encaminhá-los ao lugar correto de atendimento. Pensamos em expandir e ampliar o ensino de Libras, principalmente em disponibilizá-lo para escolas, com a preparação de professores”, complementa a gerente.
Uma das alunas do curso, Ildes Cunha, conta que sempre sonhou em fazer um curso de Libras. “Para mim é importante, pois eu já fui ajudada por surdos e eu fiquei meio perdida em saber como ajudar. O curso é muito importante para eu me comunicar com essas pessoas”, declara Ildes.
Em breve, novas vagas deverão ser disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação. A equipe da CIL está disponível no primeiro andar do Mercado Municipal, na avenida Brumado, bairro Brasil. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quem quiser solicitar o serviço por outros meios, pode fazê-lo via internet, através do endereço eletrônico cilvcapmvc@gmail.com. Ou pelos seguintes telefones: (77) 3421-8011 e 3421-8018.

O curso é ministrado pelo professor surdo Murilo Rocha Nunes (à direita)