Na manhã desta quinta-feira (06), a Prefeitura Municipal realizou duas ações em homenagem ao centenário do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, como parte das celebrações dos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. A Avenida J. Pedral conta agora com um busto e uma placa biográfica do político, enquanto os Correios lançaram o selo institucional do centenário do ex-gestor.  

No início da manhã, autoridades do município e familiares compareceram à avenida que leva o nome do ex-prefeito para a cerimônia de entronização do busto de Pedral. A prefeita Sheila Lemos foi acompanhada do vice-prefeito, Aloisio Alan, do secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, além de outros membros do governo. A solenidade contou com a presença de irmãs e sobrinhos do ex-gestor. Membros dos governos de Pedral também marcaram presença.

Diversos vereadores estiveram presentes, representados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, e pelo vereador Luís Carlos Dudé, autor da proposta na Casa que tornou 2025 como o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio”.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância de celebrar e honrar o legado de um grande nome da política conquistense, que contribuiu para o desenvolvimento da cidade que se consolidou como a terceira maior da Bahia e uma das principais do Nordeste. “É um dia muito importante, que a gente presta homenagem a José Pedral, no seu centenário, por tudo que ele fez por Vitória da Conquista. Entronizando o busto na Avenida J. Pedral, essa importante avenida, também a placa mostrando os seus maiores feitos. Se fosse colocar todos, não daria na placa, mas registramos os principais como reconhecimento”. 

O vice-prefeito, Aloisio Alan, afirmou que as diferentes homenagens são importantes para a valorização de quem ajudou no desenvolvimento da cidade. “O saudoso José Pedral Sampaio é um prefeito que tem muita história na nossa cidade, inclusive aqui, essa avenida que recebe o nome dele. Ele deixou um legado importante na nossa cidade, o que motiva a prestar essa grande homenagem”.

Filho adotivo do ex-gestor, Paulo Pedral fez questão de afirmar o orgulho de toda a família Pedral Sampaio com as homenagens, por todo o amor que o ex-prefeito teve por Conquista durante toda a vida. “Pedral vivia dia a dia, tudo o que ele fazia era por Conquista. Ele tinha um amor enorme por essa cidade, dormia e acordava pensando em Conquista. Ele queria que o povo pudesse dizer que tem orgulho de ser conquistense. Ainda no leito de morte, ele estava pensando em projetos para a Conquista do futuro, por esse amor. Ele pensou Conquista grande quando a cidade ainda era pequena”.

Paulo

Presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro ressaltou a necessidade de os Poderes Executivo e Legislativo se unirem para valorizar o legado de figuras importantes da cidade. “A Prefeitura e a Câmara não poderiam deixar de prestar essa homenagem no ano do centenário de Pedral, que foi um grande construtor de Vitória da Conquista. Além de engenheiro, foi um arquiteto que projetou a cidade para o futuro”.

Autor da proposta que culminou com a Lei nº 2.957/2024, que institui o ano de 2025 como o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio”, o vereador Luís Carlos Dudé destacou a trajetória de Pedral como o maior líder político do interior da Bahia. “Vitória da Conquista é uma cidade construída a várias mãos, e ninguém pensou tão bem a questão política, do ponto de vista de cunho social, do pensar no cuidar das pessoas, do que Pedral. Muitas das coisas que vemos sendo feitas na cidade até hoje foram pensadas por Pedral. Então, todas as homenagens que nós fizermos a Pedral ainda são poucas”.   

Irmãs de José Pedral

Selo Institucional

Em seguida, as autoridades se dirigiram ao Memorial Murilo Mármore, localizado no prédio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, para o lançamento do selo institucional do centenário de José Fernandes Pedral Sampaio. O dispositivo de honra foi composto pela prefeita Sheila Lemos, pelo vice-prefeito Aloisio Alan, pelo presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, por Paulo Pedral, e pelo gerente regional dos Correios, Robério Pacheco. Na plateia, uma presença ilustre foi a de Jorge Khoury, ex-prefeito de Juazeiro, contemporâneo de Pedral na política.

A prefeita Sheila Lemos afirmou que o selo institucional é mais uma justa homenagem a José Pedral, por sua visão inovadora para Vitória da Conquista, que até hoje colhe os frutos dos feitos do ex-gestor. “Sabemos que Vitória da Conquista é a cidade que é hoje porque, lá atrás, Pedral foi visionário. Ele enxergou Conquista lá na frente. Quando nas nossas ruas ainda passavam carroças, Pedral estava projetando grandes avenidas para Conquista, pensando na expansão. Quando a gente só enxergava o mato, ele já enxergava o progresso. Então, se Conquista hoje é a melhor cidade da Bahia para se viver, uma cidade pujante e que cresce a cada dia, é porque tivemos mentes como a de Pedral lá atrás”.

Gerente Regional dos Correios, Robério Pacheco afirma que o selo institucional é uma forma de levar a imagem de Pedral e de Conquista para todo Brasil e para todo o mundo. “Essa ideia foi levada pela Prefeitura aos Correios, e nós prontamente abraçamos, por conhecer a história de Pedral e sua importância pra Vitória da Conquista. Iniciamos todo o processo de trabalho pra lançar esse selo justamente no centenário. Os Correios se sentem honrados em poder ligar a nossa marca à imagem de Pedral”.

Dando seguimento às homenagens, a Câmara de Vereadores realizará uma sessão solene em homenagem a José Pedral na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, será entregue o “Diploma José Fernandes Pedral Sampaio” a profissionais da Construção Civil por sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Robério

Biografia e trajetória

Nascido em 12 de setembro de 1925, José Fernandes Pedral Sampaio foi prefeito de Vitória da Conquista em três mandatos: 1963 (interrompido pela ditadura militar), 1983-1989 e 1993-1996. Devido a sua formação em engenharia, as obras realizadas em sua gestão tinham um caráter expansivo e inovador, que preparou a estrutura da cidade para os tempos futuros.

Pedral também atuou na construção de estradas, na implantação da usina de asfalto, estabelecimento do sistema de abastecimento de água, saneamento básico, construção de escolas, hospitais, e mais um grande número de obras e projetos que estabeleceram Vitória da Conquista como uma das principais cidades do Nordeste brasileiro.

A primeira passagem de Pedral como prefeito foi abreviada pelo Golpe Militar de 1964. Em 6 de maio daquele ano, tropas da 6ª Região Militar foram enviadas para Conquista e prenderam, entre outras pessoas, o então prefeito, acusado de supostamente atuar em favor do governo deposto e de organizações de esquerda. Além de deposto, Pedral teve os direitos políticos cassados por 20 anos. Mesmo assim, seguiu atuando nos bastidores da política conquistense, elegendo candidatos e ampliando sua influência, consolidando seu nome como uma liderança fundamental na forma de pensar e administrar Vitória da Conquista. 

Habilitado a se candidatar novamente em 1982, José Pedral disputou as eleições municipais, dessa vez pelo então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e foi eleito para o seu segundo mandato. Assim, a década de 1980 foi o auge do pedralismo. Em 1987, no final do mandato, Pedral se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Transportes do Estado, a convite do então governador da Bahia, Waldir Pires — o que projetou o pedralismo em nível estadual. No ano de 1992, concorre novamente para o cargo de prefeito, agora pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), conquistando o seu terceiro e último mandato como chefe do Executivo Conquistense.

A última candidatura de José Pedral foi em 2002, disputando o cargo de deputado estadual, mas não foi eleito. Manteve o prestígio e a relevância no cenário político até falecer em 16 de setembro de 2014, aos 89 anos.