Como parte das etapas da reabilitação física, na última quinta e sexta-feira, 28 e 29 de julho, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) realizou a prova das próteses que serão cedidas para usuários cadastrados no serviço.

Sandro Cardoso

Nestes dois dias, a empresa vencedora da licitação apresentou as próteses para verificar a adaptação dos novos equipamentos aos corpos dos pacientes beneficiados. “Esta é uma etapa essencial para provar, ajustar e fazer a identificação de possíveis problemas com a adaptação”, explicou o técnico de ortopedia, Sandro Cardoso.

Irlei Santos, 24 anos, é morador de Cândido Sales e pela primeira vez está sendo atendido pelo Cemerf. Ele, que usa uma prótese do membro inferior desde os 10 anos de idade, comemora o fato de ter poder contar com um serviço especializado tão próximo. “Durante muitos anos, tive que ir para São Paulo. Agora, ficou bem mais perto”, destacou Irlei, que é profissional autônomo.

Ramon Pontes

Irlei Santos

Quem também teve sua vida facilitada com o serviço prestado pelo Cemerf foi Ramon Pontes, 37 anos, morador de Vitória da Conquista. Há sete anos, ele perdeu parte da perna em um acidente de moto. “A primeira prótese eu comprei em Salvador, agora a segunda eu recebi, gratuitamente, aqui no Cemerf. Isso facilitou muito minha vida. Aqui é uma maravilha, é a melhor coisa que a Prefeitura fez”, avaliou.

Além das próteses de membros inferiores e superiores (pernas e braços), o serviço também fornece prótese mamária, para mulheres que passaram pela chamada mastectomia (retirada da mama) como foi o caso de Tereza Vieira de Souza, 56 anos. Ela já passou por três cirurgias de mama e luta contra o câncer há treze anos. “Fico muito feliz com esta prótese, porque antes usava um tecido que me machucava. Agora, vai ser bem melhor”, contou.

Tereza Vieira

Nesta etapa serão fornecidas 473 órteses 172 próteses. “Após essa fase, a empresa levará o material para fazer os ajustes necessários e devolverá para o serviço concluir a concessão aos beneficiados. No dias 11 e 12 será realizada a última etapa de prova para órteses e próteses”, explicou a enfermeira da área técnica de reabilitação física do Cemerf, Josemeire Nóbrega.

De acordo com a enfermeira, qualquer pessoa pode se cadastrar no serviço. Basta apresentar o relatório médico com descrição da patologia, cópias do RG, CPF, comprovante de residência e do Cartão do Sistema Único de Saúde.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (77) 3429 3461/3429-3463/3429-3462.