O Castramóvel está atendendo cães e gatos em situação de rua ou de famílias carentes do loteamento Bruno Bacelar. Nesta sexta-feira (09/08), foram realizadas 29 cirurgias. Os procedimentos continuam neste sábado (10), a partir das 8h, no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão).

Rafael Pereira e Carla Benício foram logo pela manhã para levar a gatinha Galega, de 8 meses. “É uma coisa muito boa porque muita gente às vezes não tem condição. Às vezes não está num momento bom de castrar porque castração não é barata. E isso ajuda porque previne muita coisa ruim para os animais”, disse Rafael.

Pipoca, de 3 anos, chegou ao Murilão com a tutora Jaqueline Lopes. Ela está na expectativa do cãozinho, de 3 anos, ficar mais sossegado com a castração. “Ele marca muito o território, ele é muito briguento. Vamos ver se acalma um pouco”, disse a tutora.

Para receber o atendimento, os tutores devem comparecer ao local com RG e comprovante de residência original e cópia. Antes do procedimento, os cães e gatos são avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). São castrados no mesmo dia os machos e as gatas com jejum de alimentação de 12 horas e de água de 2 horas. Já as cadelas são encaminhadas para a castração no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

Também morador do bairro Bruno Bacelar, Girlei Gonçalves aproveitou esta sexta-feira para levar o doguinho Kush, de 3 anos, para fazer o procedimento gratuito.
“Eu achei maravilha, né? Uma iniciativa social assim que tá ajudando bastante porque castrar animal realmente é um custo um pouco alto, né? Quando a gente fala em clínica e tudo mais. Então castra-móvel realmente ajuda bastante”, pontuou.

Desde que entrou em operação, em maio deste ano, o Castramóvel já realizou cerca de 400 cirurgias em cães e gatos. O objetivo do serviço é garantir a saúde e bem-estar dos animais, além de reduzir a população de animais soltos nas ruas, principalmente cães.