Inaugurada em março deste ano, a Unidade Móvel de Saúde – popularmente conhecida como Carreta da Saúde – já realizou 60.851 exames e consultas, em 34 localidades do município. Por meio desse serviço, a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza atendimentos a partir de agendamentos feitos pelas equipes de saúde de cada localidade atendida, priorizando os casos de demanda reprimida, mas também acolhendo pacientes que buscam atendimento sem agendamento prévio.

O principal objetivo da Unidade Móvel de Saúde é reduzir a demanda reprimida e facilitar o acesso da população a exames médicos. O atendimento, portanto, é voltado para pessoas encaminhadas pelas unidades de saúde, que organizavam listas de pacientes que aguardavam por procedimentos. A estratégia de saúde itinerante também conta com um posto fixo no Centro Cultural Glauber Rocha e a oferta de ultrassonografias itinerantes nas unidades de saúde.

Os serviços disponíveis pela Unidade Móvel incluem exames como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e radiografia, além de consultas especializadas nas áreas de cardiologia, urologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia e clínica geral, entre outros. A Carreta é equipada com quatro consultórios — dois internos e dois externos —, uma recepção e uma sala exclusiva para mamografia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, “a importância do atendimento na Carreta da Saúde é a melhoria do acesso da população a consultas e procedimentos.” Segundo ela, o critério de escolha de qual localidade será atendida “é baseado no quantitativo da demanda reprimida das consultas e procedimentos ofertados na Carreta.” Além disso, a gestão também considera o acesso da população a esses serviços.

Desde o início, a Carreta já passou pelas zonas Urbana e Rural, além do atendimento aos condomínios. Entre as localidades já atendidas, estão: Simão, Campinhos, Urbis II, São Sebastião, Vila América, Veredinha, Vila Elisa, Inhobim, Vila Serrana, Pradoso, Lagoa das Flores, José Gonçalves, Morada dos Pássaros, Urbis VI, Nova Cidade, Lagoa Flores II, Bruno Bacelar, São João da Vitória, Comveima, Dantilândia, Bruno Bacelar, Jardim Valéria, Panorama, Miro Cairo, Limeira, São Joaquim, Capinal, Cidade Modelo, Cruzeiro (Praça Sá Barreto), USF Hugo de Castro, USF Nelson Barros, USF – CAE II e USF João Melo.

Com a chegada do Outubro Rosam campanha de prevenção ao câncer de Mama, a unidade está estacionada no Centro Cultural Glauber reforçando o atendimento da unidade fixa, com atendimentos de demandas de todo o município, onde os pacientes também conseguem pegar os resultados ou laudos de alguns exames.