Durante o mês de outubro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) participa de um treinamento, iniciado nesta terça-feira (14), que está sendo realizado no espaço interno do Departamento de Serviços Gerais (Deserg), e envolve servidores das áreas de eletricidade, montagem, som, operação técnica e manutenção.

O treinamento é ministrado por técnicos da empresa Truck Van, vencedora da licitação responsável pelo fornecimento e montagem do equipamento. Nele, os servidores puderam conhecer de perto as funcionalidades do novo palco itinerante, que dispõe de estrutura moderna, tecnologia de ponta e alta capacidade de autonomia operacional.

O secretário municipal de Cultura, Eugênio Avelino Xangai, celebrou a chegada do novo equipamento e destacou o significado simbólico e prático da iniciativa. “A carreta é um sonho de servidores e artistas de Vitória da Conquista que agora se torna realidade. A intenção é levar e trazer arte para todos os cantos da cidade. É o plantio de um sonho em uma cidade que ainda carece de um teatro fixo — e essa carreta é o nosso teatro itinerante. A prefeita Sheila Lemos, com sua sensibilidade, abraçou essa ideia e fez questão de torná-la possível”, declarou Xangai.

Para o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, a Carreta da Cultura representa um dos equipamentos mais completos já entregues ao setor cultural do município. “Estamos muito impressionados com a qualidade do equipamento, desde o acabamento perfeito até o som profissional da marca JBL e o camarim confortável. O mais bonito é ver o brilho nos olhos dos servidores durante o treinamento. Eles estão com esse sentimento de pertencimento, sabendo que esse é um equipamento público, da Prefeitura, que vai ficar como legado para as próximas gerações”, afirmou Alecxandre.

Sobre a Carreta da Cultura

A partir de novembro, a cidade contará com a Carreta da Cultura, um palco itinerante que promete fomentar, democratizar e descentralizar o acesso à arte e à cultura em todo o município.

Com cerca de 15 metros de comprimento, a Carreta da Cultura possui estrutura expansível, palco retrátil, camarim interno e equipamentos de som e iluminação profissional. O espaço foi planejado para receber apresentações de pequeno e médio porte, com capacidade para até 500 pessoas em áreas abertas.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e tem como objetivo levar apresentações artísticas e culturais a bairros, povoados e distritos, ampliando o alcance das ações culturais públicas e fortalecendo a valorização dos artistas locais.

A Carreta da Cultura iniciará oficialmente suas atividades no dia 9 de novembro, na Lagoa das Bateias, como parte das comemorações pelos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista.