No final da tarde desta quinta-feira, 24, chegou a Vitória da Conquista o comboio de quatro carretas que servirá de estrutura para o projeto Saúde em Movimento, promovido pelo Governo do Estado, que atenderá os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro. Serão disponibilizadas consultas em oftalmologia para pessoas com mais de 60 anos de 18 municípios da região e cirurgias de catarata.

Luciano Goulart

“O nosso comboio é composto por um ambulatório, centro cirúrgico, grupo gerador e almoxarifado para equipamentos e remédios. A estrutura comporta o atendimento de 1.000 consultas e 250 cirurgias de cataratas por dia”, explicou Luciano Goulart, diretor executivo do Instituto Fábio Vieira, empresa paulista responsável pelo atendimento aos pacientes da estratégia.

O local em que o atendimento do projeto será prestado durante esses oito dias é a Arena Miraflores, parceira da ação. A Arena Miraflores está situada na Avenida Olívia Flores, próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento.

Confira como será o atendimento: Do dia 26 a 30, serão oferecidas consultas; de 27 de outubro a 2 de novembro, cirurgias. Serão disponibilizadas mil consultas/dia e 250 cirurgias de catarata/dia.

Saiba mais – O “Saúde em Movimento” teve início em outubro de 2009 e até dezembro de 2012 já realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata, entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 municípios dos 417 do estado da Bahia. O projeto teve reconhecimento nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros estados, a exemplo do Acre e Pará.

O “Saúde em Movimento” reiniciou suas atividades em outubro de 2013, no município de Bom Jesus da Lapa, na região de saúde de Santa Maria da Vitória. Atualmente, a estratégia encontra-se na região extremo sul da Bahia, no município de Teixeira de Freitas onde a etapa será concluída no dia 23 de outubro.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia