Educação
Postado em 9 de abril de 2024 as 09:22:50
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas escolas (NPVM), realizou, nessa segunda-feira (8), mais uma ação do Capacita Smed sobre Comunicação Não Violenta (CNV). O evento aconteceu no auditório da Merenda Escolar e teve como público-alvo os colaboradores do Núcleo de Manutenção e Infraestrutura da Secretaria.
Neuropedagoga e mediadora de conflitos, Cleire Ribeiro Alves explica que CNV é o termo utilizado pelo autor Marshall Rosemberg, que define que a comunicação entre os seres humanos se torna difícil porque a comunicação, muitas vezes, é violenta. “A CNV estabelece passos para criar pontes em vez de muros: dizer o que estamos observando, qual sentimento está causando em nós, qual a nossa necessidade real e, por fim, fazer um pedido de forma clara”, explica.
Na oportunidade, o tema foi debatido por meio de teoria e exemplos práticos, com treinamentos em circunstâncias fictícias que espelham o dia a dia. “Com a CNV vamos exercitando empatia, respeitando, fazendo o bem aos outros e a nós mesmos”, complementa Cleire.

Cleire
O fiscal de obras, Luiz César, agradeceu a Smed pelo curso: “Cada dia que passa, vamos crescendo em nosso ambiente de trabalho, na rede escolar e em todos os lugares que podemos passar na sociedade. É de grande valia esse momento. Sucesso a todos esses envolvidos na coordenação. Obrigado a Cleire e a sua equipe por estarmos, a cada dia, sendo profissionalizados”, disse Luiz.
Para o encarregado de obras e serviços, Carlos, o curso foi proveitoso tanto para ele quanto para o setor: “Aprendemos como lidar com algumas situações. Queremos agradecer a equipe que deu o curso, e parabenizar pelo ótimo trabalho que está sendo feito”.
Também participaram da formação, compondo a equipe do NPMV, a psicóloga Cléa Lopes, a advogada Patrícia Borba, e a agente de Serviços Especiais, Kadija.