Cultura
Postado em 31 de outubro de 2013 as 09:14:12
A homenagem ao poeta e compositor brasileiro é uma referência ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, celebrado no dia 19 de outubro
Canções eternizadas na memória do brasileiro. Quem não se lembra de letras e melodias de músicas como “Eu sei que vou te amar” ou da poesia “Soneto da Fidelidade”? Composições como essas de Vinicius de Moraes se destacaram e encantaram os participantes do Sarau do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista, promovido na noite desta quarta-feira, 30, na própria sede da instituição que hoje é a única escola de música mantida por uma Prefeitura em todo o interior da Bahia.
A homenagem a Vinicius de Moraes foi uma referência ao centenário de nascimento do poeta, celebrado no dia 19 de outubro. Os participantes que conduziram o sarau foram os alunos e ex-alunos do próprio conservatório. Cada canção com piano, violão ou viola representava uma mostra do aprendizado adquirido durante as aulas da escola.
Além do poeta e compositor carioca, o Sarau do Conservatório também teve espaço para apresentações de canções de outros músicos consagrados como o compositor Cartola e Mozart, um dos mais importantes representantes damúsicaclássica. Para o maestro Carlos Porto, o evento é uma oportunidade de desvendar novos talentos. “É muito bom esse encontro em que a gente vê jovens se despontando na música, tocando canções eruditas, populares e vestindo as canções de uma forma mais ortodoxa e elaborada”, declarou.
Para a professora de biologia Milta Cecília Gomes, estudante do conservatório há mais de um ano e que interpretou a música “Cotidiano Nº2”, de Vinicius de Moraes, o aperfeiçoamento dos alunos é fruto da dedicação e empenho dos professores da escola. “O conservatório foi muito importante na minha relação com a música. Por isso, sou muito grata e felicíssima com o que vem acontecendo comigo, pois tive uma grande melhora musical depois que entrei aqui”, acrescentou.
O estudante David Soares Rodrigues, de apenas 13 anos, também é aluno do Conservatório Municipal. Segundo ele, além do aprendizado, a escola é de extrema importância para a cidade, pois fornece ensino gratuito. “Sempre gostei de musica e quero seguir essa carreira ao longo da minha vida, para isso, o conservatório ajudou muito, ainda mais por ser municipal e a gente não ter que pagar nada para estudar aqui”, contou.
Projeto Ensaio de Palco – Na noite desta quarta-feira, além do sarau, foi dado sequência ao Projeto Ensaio de Palco, do Conservatório Municipal. A proposta é preparar os alunos para a apresentação da Audição Musical de Final de Ano que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de dezembro.
A Audição acontecerá na Casa Memorial Régis Pacheco. “O Projeto Ensaio de Palco acontece mensalmente e, com ele, o aluno tem a oportunidade de já se sentir artista. Trabalhamos o improviso, comportamento no palco, iluminação, entre vários outros aspectos que são importantes durante a apresentação. Nossos alunos estão parabéns, pois temos bons resultados. Hoje tivemos apenas uma prévia do que acontecerá em dezembro”, informou a coordenadora do Conservatório, Arlaine Bonfim.
[nggallery id=90]