Cultura
Postado em 3 de junho de 2013 as 20:38:50
O domingo, 2, foi movimentado em vários distritos e povoados de Vitória da Conquista com o XVI Campeonato de Futebol da Zona Rural, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A competição reúne atletas em 34 equipes, nas categorias aspirante e principal.
Até a primeira semana de dezembro, serão realizados 308 jogos. Na primeira rodada, as partidas aconteceram em São Sebastião, Itapirema, José Gonçalves, Vereda, Baixa do Cedro, Cabeceira, Limeira, Cabeceira do Jiboia e Barrocas. O coordenador municipal de Esportes, Juarez Júnior, falou sobre as expectativas em relação ao evento. “A gente observa nos
primeiros jogos a presença da torcida e acreditamos na participação dela até o jogo final. O campeonato é muito importante, pois traz envolvimento, confraternização e socialização entre os atletas e também com a torcida”.
Os jogadores também falaram sobre o campeonato. Para o técnico e jogador da equipe de Xavier, Tarcísio Amorim, que no domingo jogou em José Gonçalves, “esse é um evento importante, porque não envolve somente os jogadores, mas as famílias e toda a comunidade que assiste aos jogos”.
Já Weslei de Oliveira, que participa pela primeira vez da competição, destacou o papel do campeonato na descoberta de novos talentos. “Viemos para lutar e chegar a final. Sabemos que muitos jogadores que hoje atuam em times profissionais foram descobertos no Campeonato da Zona Rural”.
Para o morador de José Gonçalves, Gabriel Lima, os jogos são uma oportunidade para ampliar a renda da família. “Aproveito a movimentação nos campos de várias localidades para ganhar um trocado. Essa competição também é muito boa porque ajuda os jovens a se integrarem mais”.