Como parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do Vila Elisa realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma ação voltada para a conscientização e prevenção contra os cânceres de mama e colo de útero. Cerca de 20 mulheres participaram da iniciativa, que contou com explanação sobre o tema, formas de prevenção, a importância do autocuidado, consultas clínicas, preventivo e agendamento de mamografias.

As ações estão acontecendo nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas rural e urbana.

Para a paciente Priscila da Silva, a ação é importante não só para tratar da prevenção, mas também para que as mulheres possam apoiar umas às outras. “Hoje eu vim aproveitar essa ação porque eu acho muito importante. Primeiro é um lembrete, porque a mulher precisa se lembrar dela já que está sempre cuidando do outro e acaba se esquecendo dela mesma. Então, ter um momento no ano onde ela pode olhar para si mesma, onde o mundo inteiro volta o olhar para ela é muito importante para que ela também possa se priorizar. Estamos tendo aqui um momento de alegria e de confraternização com todas essas mulheres, não só elas me fortalecem, mas que eu também possa estimulá-las para esse autocuidado”, disse a moradora do Vila Elisa.

A líder comunitária do Vila Elisa, Venosina Ribeiro, falou da necessidade de as mulheres participarem dessas atividades a fim de cuidar da própria saúde. “Hoje, estamos tendo o Dia D aqui no Vila Elisa, com diversas ações voltadas às mulheres que são assistidas aqui na unidade. Nós sabemos da importância de a comunidade com um todo estar aqui, porque é um mês voltado mesmo à prevenção e diagnóstico precoce, pois essa atitude salva vidas”, disse a liderança, que ajudou na articulação da ação.

Outubro Rosa

A programação da campanha Outubro Rosa tem como objetivo a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, incentivando o cuidado e a saúde da mulher.

As ações incluem oferta de exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, além do citopatológico (preventivo) . Além disso, serão realizadas atividades educativas e de promoção da saúde, seguindo um cronograma especial nas unidades.

É importante que as mulheres procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar seus exames preventivos, e aproveite para conversar com os profissionais de saúde sobre seus hábitos e histórico familiar. A prevenção é a forma mais eficaz de reduzir mortes por câncer de mama e colo do útero.

Prevenção e detecção precoce do câncer de mama (conforme Instituto Nacional do Câncer- INCA):

Mulheres de 50 a 74 anos: realizar mamografia de rastreamento a cada 2 anos.

Mulheres de 40 a 49 anos e acima de 74 anos: avaliação individual pelo profissional de saúde. A solicitação da mamografia será feita conforme necessidade.

Manter hábitos de vida saudáveis.

Prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero (conforme o INCA):

Mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram atividade sexual, devem realizar o exame de Papanicolau (preventivo) a cada 3 anos.

Vacinação contra HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos.