Notícias
Postado em 27 de outubro de 2025 as 11:00:42
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou inúmeras ações da campanha do Outubro Rosa em unidades de saúde das zonas urbana e rural. A campanha tem como foco a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, incentivando o cuidado e a saúde da mulher.
As ações, realizadas durante todo o mês, incluem a intensificação de ofertas de exames como o citopatológico (preventivo), exames clínicos das mamas e a solicitação de mamografias. No último sábado, as atividades do Outubro Rosa chegaram às unidades de saúde do Bruno Bacelar, Solange Hortélio, Capinal, Pradoso 2 (Oiteiro), São Sebastião e Inhobim II.
O público feminino teve acesso a diversos serviços gratuitos, como atendimento clínico, testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão e teste de glicemia, vacinação, atendimento odontológico (Odontomóvel), massagem, design de sobrancelhas, esmaltação, orientação jurídica para mulheres vítimas de violência, hemoglobina glicada, ações educativas sobre câncer de mama, sífilis, vigilância alimentar e nutricional, além do agendamento do exame de mamografia.
Na comunidade quilombola de Oiteiro, localizada no distrito de Pradoso, a população compareceu para aproveitar diferentes serviços de saúde, como a realização dos exames preventivos, além de aproveitar também serviços de beleza e a campanha de Multivacinação, que teve o Dia D no município também no sábado.
Apoiadora da Atenção Básica, Márcia Vânia destacou a importância das ações para a região. “Tivemos consultas, realização de preventivos, teste rápido, porque estamos também em um mês dedicado à prevenção das sífilis. Na região do Quilombo, promovemos também um espaço de beleza, porque além da saúde nós estamos aqui também para promover um momento acolhedor de confraternização, de amor entre as mulheres da equipe e as mulheres da comunidade. Também tivemos muitas crianças vacinadas, e a população veio em peso participar desse evento de grande importância para a comunidade do Oiteiro”.
Monitora de creche e residente em Lagoa de Maria Clemência, dona Elenilda Gonçalves compareceu à unidade de saúde Pradoso 2 e aprovou a chegada dos serviços de saúde para a comunidade. “É maravilhoso, e sendo aqui na nossa região é melhor ainda. No meu caso, que trabalho a semana toda, foi maravilhoso. Sempre que dá, eu estou fazendo uma caminhadinha. Sou pré-diabética, então eu faço minhas dietas, sempre tô me cuidando com a equipe de saúde que sempre vai no posto da Lagoa. Sempre que preciso, sou atendida”.
- Elenilda
- Bertolina
- Ednalva
Agente Comunitária de Saúde na região há 23 anos, Bertolina Pereira ressaltou a facilidade de a população não precisar fazer grandes deslocamentos para ter acesso aos diferentes serviços. “Pra mim tá sendo uma maravilha. A gente tem o costume de fazer esse movimento do Outubro Rosa todo ano, só que sempre na sede do Pradoso. E esse ano foi feito aqui na comunidade. É um privilégio para as pessoas que não precisam se deslocar daqui para o Pradoso, pra fazer o exame preventivo e outras ações importantes que estão acontecendo”.
Para Ednalva Viana, lavradora de Lagoa de Maria Clemência, a campanha do Outubro Rosa é um chamado para que todas as mulheres aumentem os cuidados com a saúde. “A campanha lembra as mulheres que elas têm que se cuidar mais, procurar fazer os exames, correr atrás para ver se está tudo certo. O Outubro Rosa é uma grande oportunidade, porque muita gente não tem oportunidade de ir ao médico, ou está muito ocupada e não vai. Esse é um dia específico para isso. Chega aqui e tem vários atendimentos, como a mamografia que marca, o preventivo, dentista, aferir pressão”.
Atividades na Unidade de Saúde da Família Capinal





























