Notícia Destaque
Postado em 28 de outubro de 2013 as 10:59:01
A população de Vitória da Conquista atendeu ao chamado da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar da Bahia e marcou presença na I Caminhada Conquista Rosa, na manhã desse domingo, 27. A caminhada, que saiu da Praça da Juventude, integrou a programação do Outubro Rosa e teve como objetivo difundir as boas práticas de saúde para prevenção do câncer de mama.
“Nossa ideia foi colorir de rosa as ruas da cidade e lembrar a importância de se prevenir contra o câncer de mama e incentivar a pratica de exercício”, explicou a cabo Adriana Oliveira, uma das organizadoras do evento. Os participantes percorreram pelas ruas e praças dos bairros Petrópolis, Alto Maron e Guarani.
Animada com o evento, a senhora Romilda Ferreira, 54 anos, salientou a importância da atividade. “Este evento é importante por lembrar as mulheres da mamografia, muitas nunca ouviram falar. Eu por exemplo, já fiz a minha este ano”, destacou Romilda que está na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para realização da mamografia que é de 50 a 69 anos.
Já Nilzete Porto, 70 anos, acompanhada de sua filha, tinha um motivo especial para participar da caminhada. Há 20 anos ela teve câncer de mama. “Eu venci o câncer de mama, é importante que as mulheres percebam os pequenos sinais que aparecem no seu corpo e procure a unidade de saúde, eu tive e estou curada. Não tem que ter medo, tem que se cuidar”, ressaltou.
Para o major da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Marcelo Souza Lima o objetivo do evento foi alcançado. “Hoje, nós conseguimos levar para o maior número de pessoas possível a mensagem da prática de exercícios físicos e da prevenção”, avaliou Marcelo.
Em Vitória da Conquista as mulheres com mais de 40 anos podem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame clínico das mamas e a partir dos 50 anos fazer a mamografia. “No ano passado realizamos mais de 10 mil mamografias, este ano ampliamos a oferta para 2 mil exames por mês, com objetivo de atingir o maior número de mulheres possível”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo Sampaio.
Ao final da caminhada, os participantes retornaram à Praça da Juventude onde estavam sendo oferecidos serviços como massagem relaxante pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), apresentação de dança e show com Danilo Kiribamba. A I Caminhada Conquista Rosa contou com o apoio de diversas empresas da cidade.











