Desenvolvimento Social
Postado em 20 de março de 2013 as 20:27:07
O Dia D Ação Social acontece nos empreendimentos do programa em Vitória da Conquista
Os moradores dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, em Vitória da Conquista, estão sendo beneficiados por uma série de ações realizadas pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa Diretrizes Consultoria e as associações locais de moradores. Trata-se do cumprimento de uma determinação dos contratos referentes ao programa Minha Casa Minha Vida, que estabelece uma porcentagem do valor do empreendimento a ser investida em atividades sociais.
A ideia geral é que os novos moradores, vindos de vários locais diferentes e recém-reunidos nos empreendimentos do programa, recebam orientações básicas sobre a convivência em comunidade.
A primeira etapa dessa iniciativa estabelece que, por meio de oficinas, visitas domiciliares e outros tipos de atividades, os beneficiários tenham acesso a um amplo leque de orientações: desde a formação de cidadania até a preservação do meio ambiente, passando ainda pela higiene pessoal. Na próxima etapa, ainda a ser iniciada, as orientações passarão a tratar de formação de mão de obra, geração de emprego e inserção no mercado de trabalho.
Jacarandá e Flamboyant – Os chamados Dias D Ação Social são os momentos em que se promove a culminância de todas as atividades desenvolvidas em cada empreendimento. O primeiro deles aconteceu no último domingo, 17, deixando lotadas as ruas dos condomínios residenciais Jacarandá e Flamboyant, localizados no Bairro Vivendas da Serra.
À disposição dos moradores, havia serviços como distribuição de mudas, corte de cabelo masculino e feminino, distribuição de lanche e água mineral, sorteio de brindes etc. Os mais exigentes puderam ter acesso a informações sobre assessoria jurídica, microcrédito, habitação popular e o programa Bolsa Família. Equipes de outras iniciativas, como Pronatec, Cras, Creas e Crav, também estiveram presentes. Quem esteve lá pôde escolher, ainda, entre oficinas lúdicas de reciclagem, serviços de saúde e exibição de filmes infantis.
Agenda – No próximo domingo, 24, a partir das 9h, o Dia D Ação Social será levado aos condomínios América Unida e Europa Unida, situados na saída para Barra do Choça. Na semana seguinte, dia 31, será a vez do Vila Bonita e Vila Sul. “Esse trabalho é de grande importância, pois é a formação de uma nova comunidade”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício. “É necessário preparar as pessoas e dar a elas um apoio na busca por cidadania”.
Segundo a diretora da Diretrizes Consultoria, Cristiane Almeida, o Dia D “resume responsabilidade social e ambiental, participação cidadã, acesso às políticas públicas e inclusão social”.