Cultura
Postado em 28 de agosto de 2013 as 13:02:09
Na noite desta terça-feira, 27, aconteceu o Café com Cinema na casa Memorial Régis Pacheco. Durante o evento, voltado para parceiros e imprensa, foi lançada oficialmente a 9ª edição da Mostra Cinema Conquista, que acontece dos dias 1º a 6 de setembro.
Em 2013, a Mostra vai prestar uma homenagem aos 45 anos do Art Cine Madrigal e aos profissionais que fizeram parte da história do cinema: o ex-gerente, Edilno Ferreira, o ex-projecionista, Raimundo Menezes e Zé Baleiro.
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, comentou a iniciativa de homenagear essas personalidades que trabalharam no Cine Madrigal, local que sediou a primeira e a segunda edição da Mostra. “Uma característica do Governo Municipal é realmente reconhecer pessoas como essas, que tiveram mérito e marcaram época. São pessoas que cuidaram do fazer cultural”, salientou.
O idealizador da Mostra, Esmon Primo, destacou que a Mostra Cinema Conquista foi contemplada em um grupo seleto de projetos, chamados de Edital Eventos Calendarizados, do Governo Estadual e falou a respeito da programação da 9ª edição do evento. “Neste ano serão exibidos dois curtas-metragens do curso de Cinema de Vitória da Conquista. Teremos também como novidade a parte acadêmica com a parceria da Escola de Cinema de Cuba”, revelou Esmon.
A Mostra Cinema Conquista – Ano 9 vai promover a exibição de 53 produções audiovisuais brasileiras. Desses filmes, 17 são longas-metragens e 36 são curtas-metragens. Em vários formatos, temas e gêneros, os filmes serão exibidos no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em alguns bairros e distritos da cidade. Todas as ações do evento são gratuitas e abertas à comunidade.
A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.