Pit stop realizado em frente ao Caav

Para lembrar o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais – 28 de julho – a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), realizou atividades voltadas ao diagnóstico precoce e à prevenção contra a doença. As ações foram marcadas por um pit stop em frente ao serviço e por visitas a salões de beleza e estúdios de tatuagem do município.

Jaciara Mendes

No pit stop, realizado nessa segunda, 28, e na manhã desta terça-feira, 29, os participantes contaram com a realização do Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) para as Hepatites B e C. O resultado do TRD é obtido em um tempo máximo de 15 minutos. “Nosso objetivo com essa atividade é informar ao maior número de pessoas sobre a importância da prevenção às hepatites e realizar o diagnóstico precoce. A proposta do Caav é evitar que mais pessoas se contaminem, já que, de posse das informações, elas podem evitar a transmissão do vírus”, declarou a coordenadora do Caav, Jaciara Mendes.

Sandra Mara Viana

Antoniel Santos

Sandra Mara Viana Ribeiro, 46 anos, moradora do Alto Maron, estava passando pelo Caav quando foi abordada pela equipe e aceitou o convite para fazer o TRD. Com apenas quatro gotas de sangue, o enfermeiro, em 15 minutos, informou a Sandra o resultado negativo do seu exame. “Nunca tinha feito esse teste, mas já tinha ouvido falar da doença e sei que o vírus pode ser transmitido pelo alicate. Por isso, só utilizo o meu e não o do salão”, contou Sandra.

Durante a participação na ação do Caav, Antoniel explicou para Sandra que o teste é 99% seguro e que, além do cuidado com o alicate, o uso do preservativo também protege contra a hepatite. O enfermeiro informou ainda que a vacina está disponível para pessoas com até 49 anos em todas as Unidades de Saúde do município.

TRD

Rosemary dos Santos

Além de realizar o Teste Rápido de Diagnóstico, também é realizado no Caav o exame convencional, com a entrega do resultado em até 20 dias. “Hoje nas Unidades de Saúde, além da vacina, também é realizado o TRD para gestantes e para casos identificados como suspeitos da doença”, informou Jaciara. A coordenadora também lembrou alguns sintomas da doença. “Antes de alcançar a sua forma mais crítica – cirrose ou câncer de fígado -, as hepatites podem apresentar sinais como icterícia, febre, mal-estar, desânimo, entre outros”.

Marcelo da Silva

Visitas de prevenção– Também começou nessa segunda e segue até o dia 31 de julho as visitas aos salões de beleza. Na ocasião, os técnicos do Caav estarão distribuindo panfletos informativos sobre as hepatites e disponibilizando a vacina para todos os interessados, a exemplo dos cabeleireiros Marcelo da Silva Oliveira e Rosemary dos Santos Brito. “Já participei de uma palestra na escola sobre a doença, mas nunca tinha me vacinado. Acredito que essa proteção é muito importante”, avaliou Marcelo.

Além dos salões de beleza, a equipe do Caav também está visitando estúdios de tatuagem. O objetivo é ofertar a vacina para os tatuadores e orientar sobre a importância do uso de materiais descartáveis durante o processo de trabalho.