A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu 10 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao HTLV, um retrovírus constantemente presente na Bahia e que atinge parte do sistema imunológico da pessoa acometida.

Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), oferece a diagnóstico através da sorologia para o HTLV, que devem ser solicitadas no pré-natal e em qualquer fase da vida do individuo. Além disso, também são realizadas atividades de prevenção, sensibilização dos profissionais prescritores da rede pública e privada de saúde e campanhas educativas.

Atualmente 236 pacientes estão sendo acompanhados pelo Caav com exames e consultas médicas por uma equipe de profissionais, inclusive neurologista, já que a doença pode atingir o sistema nervoso central (SNC), incluindo o cérebro e, principalmente, a medula espinhal, causando também doenças neurológicas graves.

Existem quatro tipos de HTLV, mas apenas o HTLV-1 e HTLV-2 foram detectados no Brasil e são transmitidos por meio de relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de perfurocortantes e transmissão da mãe para o filho, por meio da amamentação.

Mais informações no Caav, localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro.