Começou nesta segunda-feira (23) e segue até a próxima sexta-feira (27), a Semana Municipal de Combate à Sífilis no Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), que está intensificando a oferta de testagem gratuita no serviço para qualquer pessoa sexualmente ativa que tiver interesse em fazer o teste. É retirada apenas uma pequena amostra de sangue do dedo e o resultado fica pronto em 20 minutos.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), por muitas vezes assintomática, mas que tem cura e o tratamento e acompanhamento são ofertados pelo Caav, por meio do SUS. De acordo com dados do Sistema Nacional de Notificações (Sinan), só neste ano foram notificados 421 diagnósticos de sífilis adquirida em Vitória da Conquista, além de 84 casos de sífilis em gestantes e sete de congênita (de mãe para filho).

Marcelo Pires, psicólogo do Caav

Apesar de realizar os testes rápidos para diagnóstico de ISTs durante todo o ano, a Semana Municipal tem o objetivo de conscientizar a população em torno da prevenção e testagem. “As ISTs não têm cara, a gente não pode avaliar as pessoas só por achar que elas estão ou não infectadas, ou por achar que existe algum perfil. Todos nós podemos estar infectados, nós podemos ser a fonte, pessoas que nós consideramos confiáveis podem ser a fonte e não saberem disso. Então, a testagem é a única forma de se prevenir e, de fato, combater essas infecções”, explicou Marcelo Pires, psicólogo do Caav.

Até o final da semana, a testagem estará disponível no Caav, pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h. Basta comparecer ao serviço com um documento pessoal e o cartão SUS. O Caav está localizado na Praça João Gonçalves, próximo à Prefeitura.

O psicólogo ainda deixa o alerta: “Por mais que numa campanha como essa estejamos trabalhando com a testagem, a grande finalidade é fazer com que as pessoas se previnam. Então, o uso do preservativo ainda é a melhor forma de fazer essa prevenção contra as ISTs”.