Desenvolvimento Social
Postado em 22 de maio de 2013 as 17:02:01
Em Vitória da Conquista mais de 50 mil famílias estão registradas no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), banco de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que contém informações das famílias brasileiras com baixa renda.
O Bolsa Família (PBF), destinado aos inscritos no CadÚnico, é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias extremamente pobres. Conforme os dados mais recentes do programa, o PBF beneficiou, no mês de abril de 2013, 27.425 famílias conquistenses, representando uma cobertura de 103,3 % da estimativa de famílias pobres de Vitória da Conquista. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$152,54 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 4.183.456,00 no mês. Os beneficiários do Bolsa Família em Vitória da Conquista têm até o mês de outubro para realizar a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Em relação às condicionalidades, os compromissos com a saúde, educação e assistência social, que devem ser cumpridas pelas famílias beneficiarias, o acompanhamento da frequência escolar atingiu o percentual de 95,46%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 29.705 alunos acompanhados em relação ao público no perfil equivalente a 31.118. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 82,26%, resultando em 5.644 jovens acompanhados pelo programa.
Já o acompanhamento da saúde das famílias atingiu 95,96%, percentual equivalente a 25.234 famílias de um total de 26.297 que compõe o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município.
Referência em gestão – Para receber o benefício do Programa Bolsa Família, as famílias devem assumir os compromissos referentes à educação, saúde e assistência social, como a frequência escolar superior a 85% das crianças, realização do pré-natal, entre outros.
Para verificar se os beneficiários estão cumprindo essas condicionalidades, é feito um acompanhamento gerencial das famílias, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo grupo gestor do Programa Bolsa Família.
Atualização cadastral – Beneficiários do Bolsa Família em Vitória da Conquista têm até o mês de outubro para realizar a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do programa.
Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. Os beneficiários que estão há mais de dois anos sem renovar as informações poderão ter o benefício Bolsa Família bloqueado.
O Programa Bolsa Família atende, em horário comercial, na Avenida Juracy Magalhães, nº182, bairro Jurema, e pelo telefone (77) 3429.9409.







