A Páscoa foi celebrada de forma especial no Hospital Municipal Esaú Matos com um ensaio fotográfico temático dedicado aos bebês internados na Unidade Semi-intensiva e no Alojamento Canguru. A ação, realizada pela equipe da UTI Neonatal em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), levou afeto e sensibilidade para dentro da rotina hospitalar.

Idealizado por Izaura Cristina, integrante do GTH, o ensaio faz parte das iniciativas de humanização desenvolvidas regularmente pela equipe. “O GTH busca sempre realizar atividades que sensibilizem e tragam um olhar mais acolhedor para o ambiente hospitalar. A proposta foi transformar a Páscoa desses pequenos e suas famílias em um momento de ternura e afeto”, destacou.

Lara na sua primeira Páscoa

Os bebês foram fotografados em um cenário cuidadosamente preparado com elementos simbólicos da Páscoa, respeitando todas as condições clínicas e sensoriais. A enfermeira da UTI Neonatal, Andréa Araújo, celebrou a ação: “Fiquei muito feliz em realizar as fotos dos bebês naquele cenário temático. Foi tudo feito com muito carinho, num ambiente com temperatura neutra e som de ruído branco. As fotos ficaram lindas, mas o mais bonito foi ver o sorriso das mães quando viram o resultado.”

Lara Queiroz Alves foi uma das bebês fotografadas durante a ação. Prematura, ela nasceu com 30 semanas e 4 dias e está internada há mais de 60 dias, ainda em processo de ganho de peso. Mesmo sem poder passar a Páscoa em casa, Lara terá uma doce lembrança de sua primeira celebração. “Foi lindo, um misto de emoções em cada foto tirada. Agradeço de coração a todos que fizeram parte desse momento tão especial”, expressou Amanda Ravena, mãe da bebê.