A Banda da Polícia Militar fez uma apresentação nessa segunda-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso. Sob a regência do Sub Tenente Dutra, os militares executaram um variado repertório popular para os participantes do projeto Vivendo a Terceira Idade.

O projeto da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), surgido em 1997, atende a cerca de 300 pessoas a partir dos 55 anos de idade. Em seu espaço próprio, localizado na Praça Tancredo Neves, centro de Vitória da Conquista, acontecem diariamente oficinas de artesanato, pintura, reciclagem, bordado e crochê, alfabetização, salão de beleza, excursões turísticas e bailes temáticos.

A dona de casa Luci Rosa de Jesus conta que chegou ao projeto para acompanhar sua mãe,, há cerca de três anos. Hoje, aos 60, continua assídua frequentadora do espaço. “A casa oferece muita coisa para a gente. Aqui nos sentimos uma família, e isso faz com que participemos dos eventos”, explica Luci. Ela ressalta a importância da capacitação dos idosos e também do tratamento recebido pelos agentes do programa. “Aqui o pessoal nos trata muito bem, são pessoas muito preparadas”, diz.

Marlene Marques Novais é uma das educadoras sociais do programa e conta que, aos idosos, experiências como a da banda são uma forma de relembrar os bons momentos. “Há diversas atividades na casa para que o idoso possa participar e se integrar. Há uma procura muito grande”, garante a educadora.

O Sub Tenente Dutra diz que a banda da polícia, da mesma forma como o restante da corporação, visa atender à comunidade. “Tocamos em vários eventos, como formaturas e festas. Ensaiamos o repertório de acordo com o público ao qual iremos apresentar”, afirma o oficial.