Notícias
Postado em 15 de setembro de 2017 as 16:40:50
Há uma maneira simples para o cidadão contribuir com o trabalho realizado pelo Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos: a doação de vidro com tampa plástica para armazenar o leite coletado pelo serviço. Foi sabendo disso que professores e estudantes do oitavo semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) entregaram, na manhã desta sexta-feira, 15, 110 potes de vidro para o Banco de Leite.
Os potes foram arrecadados durante a Semana do Calouro da instituição, quando a médica do Banco de Leite ministrou uma palestra que integrou a programação especial do Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno.
“Todos os alunos se envolveram nesta ação do aleitamento materno, abraçando a causa. E esta visita aqui hoje foi muito valiosa, pois saímos do meio acadêmico e trouxemos o alunado para a realidade, para a vivência ao visitar o Banco de Leite. Eles viram de perto a importância do aleitamento materno e também da doação dos frascos que armazenam esse leite”, disse a professora da disciplina Estágio Supervisionado I, Sandra Regina Castro.
O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, o que evita contaminações e conserva os nutrientes e o sabor dos alimentos. Porém, há muita dificuldade dos hospitais em conseguir estes frascos, enfatiza o diretor-geral da Fundação Pública de Saúde, Felipe Bittencourt. Daí a importância das doações. “É uma demanda constante porque as mães vêm doar e a gente precisa do recipiente específico para guardarmos esse leite para que outra mãe possa dar ao seu filho. Agradecemos muito a instituição por esta contribuição e queremos mais parcerias como esta”.
O que e como doar? – O vidro a ser doado para o armazenamento de leite humano precisa ter uma boca larga e tampa de plástico. Os recipientes que são reaproveitados para a finalidade de armazenagem de leite materno são: vidro de maionese; vidro de café solúvel; vidro de doces em pasta e vidro de geleia.
Para doar, a pessoa pode se dirigir até o Hospital Esaú Matos, onde fica o Banco de Leite – Avenida Macaúbas, nº 100, Kadija – ou entrar em contato pela telefone 3420-6237. “Se a pessoa não puder vir, ela nos passa o endereço e, no dia da coleta de leite, nós pegamos esse material em sua residência”, informou a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos.
O que acontece depois da doação? – Os potes de vidro são esterilizados pelo Banco de Leite e encaminhado às mamães doadoras que irão utilizar os potes de vidro para um armazenamento seguro.
No Banco de Leite, o leite passa por um processo de pasteurização e é destinado aos bebês prematuros ou que estejam internados em centros de Tratamento Intensivo Neonatal. Depois de coletado, o leite pode ser armazenado no congelador até por 15 dias antes de ser pasteurizado.