Equipe do Banco de Leite

Na quinta-feira (31), o Banco de Leite Humano (BLH) promoveu o encerramento das atividades da campanha Agosto Dourado. A ação tem como objetivo central sensibilizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno, ressaltando a necessidade de proporcionar apoio e condições adequadas para que as mães possam amamentar, uma vez que o leite materno é um alimento essencial para a saúde dos bebês.

Realizado no auditório do Hospital Municipal Esaú Matos, o evento contou com a participação de mães do Alojamento Conjunto, do Alojamento Canguru e da UTI Neonatal, bem como das mães doadoras.

Orlanda Barreiras

Na ocasião, a coordenadora do BLH, Orlanda Barreiras, enfatizou que, no Banco de Leite, todo dia é “dourado”, pois são contínuos os esforços em prol do aleitamento materno. “Mantemos uma rotina diária de promoção, apoio e incentivo à amamentação. No entanto, durante o mês de agosto, conseguimos chamar a atenção da sociedade para nossa atuação e, principalmente, para a importância de alimentar os bebês com leite materno”, afirmou a coordenadora.

Além disso, Orlanda celebrou a renovação, por mais três anos, do selo Hospital Amigo da Criança: “Uma conquista importante que reforça o compromisso do Hospital Municipal Esaú Matos em garantir os passos necessários para o sucesso da amamentação”.

O evento também foi marcado por depoimentos de mães que encontraram no Banco de Leite Humano as orientações necessárias para o sucesso da amamentação, além de total apoio e assistência. Uma delas é a psicóloga Tainá Dias, mãe de Joaquim. Ela compartilhou sua história, revelando que, após o nascimento de seu filho, enfrentou desafios na amamentação. No entanto, foi a equipe do Banco de Leite que a guiou e a incentivou a persistir.

Emocionada, Tainá compartilhou um pouco da sua história: “Eu passei por uma cesariana e meu leite demorou para descer. Mas, seguindo todas as orientações, meu leite desceu em grande quantidade e eu pude não apenas amamentar meu filho, mas também ajudar outros bebês. Por oito meses, eu fui doadora de leite materno”.

O encerramento do Agosto Dourado contou, ainda, com uma palestra da dentista Kátia Magalhães, do Sesc, que falou sobre a saúde bucal de bebês e crianças. Além disso, houve a apresentação musical de Karinny Safer e Jailton Ribeiro, sorteios de brindes para os participantes e um lanche, proporcionando momentos de celebração e confraternização.

Palestra com a dentista