Defesa Civil
Postado em 6 de janeiro de 2026 as 07:15:35
As intempéries naturais, como as recentes chuvas que causaram transtornos em Vitória da Conquista e outras cidades brasileiras, foram uma oportunidade para que o trabalho da Defesa Civil ganhasse visibilidade entre a população. No entanto, esses não são os únicos momentos em que a equipe atua. Na verdade, a atuação desse órgão ocorre durante todo o ano, e não apenas em ocasiões de tensão.
Em 2025, a Defesa Civil de Vitória da Conquista realizou nada menos que 782 atendimentos, sendo 482 na Zona Rural e 300 na Zona Urbana. E o trabalho se deu nas mais diversas frentes, inclusive em atividades educativas sobre a prevenção de acidentes e abastecimento de água.

Por ocasião da ativação do sistema Defesa Civil Alerta, o setor esteve presente num momento de capacitação de servidores e numa simulação de alerta extremo, por meio de mensagens de emergência via celular.

Ações educativas no sentido de prevenção de riscos, por exemplo, contemplaram mais de 500 estudantes de escolas municipais, ao longo de sete edições do projeto Defesa Civil nas Escolas. Além disso, capacitações sobre primeiros socorros foram feitas com os integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nupdecs). E a saúde mental esteve em pauta em encontros entre a equipe da Defesa Civil e estudantes do curso de Psicologia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).
Durante os festejos de São João, a equipe coordenou ações de conscientização sobre o manuseio de fogos de artifício, além de orientar sobre as regras para a comercialização desse tipo de produto. E, nos momentos de festa, como durante o Arraiá da Conquista, a Defesa Civil esteve presente para ajudar na garantia da tranquilidade do evento. O mesmo tipo de trabalho, que inclui a vistoria de estruturas e o acompanhamento preventivo, também foi feito em outros eventos, a exemplo do Festival de Inverno Bahia.
As ações de prevenção e combate aos problemas causados pela estiagem fazem parte do cotidiano da Defesa Civil – tanto em ações práticas, como a atuação na Operação Carro-Pipa e na mitigação dos efeitos desse fenômeno, quanto em reuniões com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), nas quais a equipe reivindicou melhorias para Vitória da Conquista. Antes, a Defesa Civil também realizou o mapeamento e recadastramento de famílias residentes na Zona Rural do município, a fim de mostrar a necessidade de ampliação da Operação Carro-Pipa.
A Operação Carro-Pipa, coordenada pela Defesa Civil Municipal, atende mensalmente, com abastecimento de água, cerca de 11 mil famílias de 181 localidades da zona rural, totalizando aproximadamente 80 milhões de litros d’água durante o ano. Esse serviço é um grande reforço à Operação Pipa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).

Em parceria com o Simtrans e a Guarda Municipal, a Defesa Civil também atuou ainda em dois acidentes envolvendo caminhões, um no Alto Maron e outro no Guarani.
A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, considera o ano de 2025 “muito produtivo” no que diz respeito à atuação do órgão. “Tivemos chuvas que causaram alguns transtornos, mas nada comparado aos anos anteriores”, ressalta.

Rosa destaca ainda a importância do trabalho em conjunto com os demais setores do Governo Municipal: “Fortalecemos nossos elos com todas as outras secretarias. Isso é fundamental para dar respostas à população”.
E, para 2026, a coordenadora assegura que esse tipo de colaboração deve permanecer, inclusive para além do Governo Municipal. “Nosso objetivo é continuar com essas parcerias e buscando, tanto na esfera estadual quanto na federal, cada dia mais, dar respostas à população”, conclui.











