O projeto HealthRise, desenvolvido em Vitória da Conquista em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou mais uma feira de saúde. A ação teve o objetivo de promover o controle dos pacientes hipertensos e diabéticos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, os atendimentos aconteceram na Creche Padre Benedito Soares, no Guarani, para os usuários da Policlínica de Atenção Básica Hugo de Castro.


De acordo com a apoiadora institucional Tattiany Queiroz, a importância dessas feiras de saúde é “promover o acesso desses pacientes que, por vezes, não teriam como estar na unidade durante a semana, mas que encontram no um sábado a oportunidade de participar de ações de saúde facilitando a sua inserção na rede”.

Já para a professora Danielle Medeiros, uma das organizadoras do projeto, esta parceria firmada entre as instituições traz ganhos no sentido da quantidade de recursos humanos disponíveis para realizar os atendimentos em todas as suas etapas. “Além disso, propicia o atendimento de várias pessoas simultaneamente o que, talvez, não fosse possível com a quantidade de pessoas existentes dentro da unidade”, afirma.

Quem apoiou a iniciativa foi a Dona Auri Moreira, que mora há 35 anos no bairro: “Eu achei a feira muito boa, muito importante, já que costumo ir no posto para pegar remédio, fazer exame e trocar receita e, hoje, pude ver como está minha saúde”, enfatizou.