Educação
Postado em 5 de novembro de 2025 as 12:43:10

Início do Curso em 18 de agosto
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza nesta quarta-feira (5), às 19h, a avaliação de desempenho, última e obrigatória etapa do curso de gestor escolar para todos aqueles que desejam ser diretores no próximo triênio. As inscrições das chapas foram encerradas ontem (4). A prova acontece na Escola Municipal Fernando Spínola.
De acordo com o coordenador Pedagógico da Smed, Ronílson Ferreira, cerca de 430 professores se inscreveram para participar do curso, que teve início no dia 18 de agosto e foi finalizado em 29 de outubro. Foram 30 horas de aulas online pré-gravadas e mais 30 entre presenciais e remotos, totalizando 60 horas. Para ser gestor, o candidato precisa ter 75% de frequência no curso e 75% de aproveitamento na avaliação de hoje.
O início do curso foi no auditório da UFBA, com a palestra ‘O cotidiano e os desafios para a gestão escolar no século XXI: liderança, equipe e transformação social’, com o secretário Municipal da Educação de Sobral (CE), Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos.
O secretário Edgard Larry agradeceu a todos pelos esforços, principalmente à equipe pedagógica, que atuou de forma profissional para que os candidatos tivessem o máximo de aproveitamento possível. “Foi uma caminhada importante para quem deseja gerir uma escola”, disse o secretário.
Durante o curso, foram trabalhados temas relevantes, tais como: “Aspectos de controle das obrigações e deveres do servidor municipal: sindicância e PAD”; “Educação que acolhe: caminhos para permanência e sucesso escolar”; “Caixa Escolar: fluxo, gestão e monitoramento”; e “Os impactos do parecer Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) nº 50 na Educação Inclusiva”, que encerrou o curso com a participação de pais e mães de alunos atípicos falando do que esperam da educação inclusiva, e palestra da promotora de Justiça, Guiomar Miranda.





