Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 8 de julho de 2024 as 15:50:30 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:57:36

Alaor Coutinho
Nesta segunda-feira (8), as aulas foram retomadas nas 148 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, após o período de recesso junino. Ao todo, 45.245 alunos estão matriculados na rede municipal. O secretário Edgard Larry destacou que este será um semestre forte, com muitas atividades nas escolas.
A diretora da Escola Municipalizada Alaor Coutinho, Rackeline Silva dos Santos Marques, afirmou que o retorno às aulas foi tranquilo. “Fizemos a acolhida. Os alunos chegaram bastante ansiosos para retomar à rotina, e hoje estamos aqui reiniciando as aulas com alguns alunos novos que vieram de outras cidades e também com a expectativa de tudo se desenvolver bem”.
- A vice diretora da Alaor Coutinho, Jucinara de Oliveira Santos Campanha, e Rackeline
- Fernanda
- José Roberto
Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Conquista Criança, Fernanda Santos Guerra Lobo relatou que desenvolveu algumas atividades para receber os alunos de forma lúdica. Para ela, o maior desafio nessa semana vai ser o período de readaptação. “Além dos alunos novos, tem a extensão que conta com Cmei, Educação infantil, e o processo de readaptação é ainda mais difícil, porque eles passam esse tempo em casa saem da rotina. E aqui por ser de tempo integral, também temos o desafio de readaptar inclusive a alimentação, já que eles passam o dia todo”.
Diretor da Escola Municipal José Mozart Tanajura , José Roberto Amaral Ferreira disse que notou uma energia maior por parte dos alunos no retorno às aulas. “Esperamos um segundo semestre tranquilo para podermos desenvolver os projetos que estão planejados para escola”. A ideia é aproximar cada vez mais a comunidade da escola, com o objetivo apresentar o que ela oferece aos estudantes.
- Professor Nélson
- Conquista Criança – Professora Eunice com seus alunos
- Yuri
Para o professor de Língua Portuguesa, Nelson Marques Ribeiro, é grande a expectativa depois das festas juninas. É uma tradição do Brasil, principalmente no Nordeste, e em Vitória da Conquista também. Depois desse descanso, retornamos, com muito entusiasmo e alegria, ao processo de ensino-aprendizagem, que depende muito dessa parada para reorganizar nossos pensamentos, ações e projetos”, afirmou.
A atividade inicial da professora Eunice Araújo, do quinto ano, foi para que os alunos relatassem o que fizeram no recesso junino. “Depois de alguns dias distantes da sala de aula, trouxemos uma atividade mais dinâmica para que eles voltam a ter esse contato com a leitura, escrita e que retomem a rotina escolar de forma gradativa”.
Matriculado no sexto ano na Alaor Coutinho, Yuri Cardoso Oliveira, 11 anos, afirmou que voltou com as forças renovadas. “Eu quero estudar novos conteúdos, novos assuntos que os professores vão passar”, disse.