O auditor-fiscal Arthur Matos oferece curso de capacitação para servidores de Conquista

Nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária ofereceu um curso de capacitação para auditores-fiscais e agentes de tributos do município de Vitória da Conquista.

O objetivo era orientar os profissionais da área sobre a mudança no projeto de Lei Complementar 157/2016, que diz respeito ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza nas compras financiadas com o cartão de crédito.

A alteração do projeto permite que, uma vez aprovado, os impostos arrecadados com as vendas de cartão de crédito permaneçam na cidade onde foi realizada a compra, e não na sede da empresa da operadora do cartão (como era feito antes).

O auditor-fiscal Arthur Matos

Para explicar mais sobre isso, foi convidado Arthur Matos, auditor-fiscal da cidade de Salvador. Na ocasião, Arthur destacou a importância do uso de tecnologia da informação para melhorar a fiscalização: ‘‘Isso vai possibilitar uma fiscalização mais correta, mais adequada, com melhores informações sobre todas as atividades de prestação de serviços e varejos que utilizam o cartão de crédito, de uma forma segura e centralizada na sede da Secretaria. Além do acesso a informações que poderemos utilizar em outros tipos de fiscalização’’.

Segundo a inspetora geral de rendas do Município, Joselene Bittencourt, a cidade só tem a ganhar com a mudança. “Agora que as operações realizadas em Conquista precisarão ficar aqui, a receita do município aumentará significativamente’’, destacou.

Para o agente de tributos Josenaldo de Souza, que trabalha há vinte anos na área, o curso é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento. “Esse curso operacionaliza os agentes de tributos e auditores para fazer uma fiscalização adequada. Essas informações são valiosas para o município, pois estaremos nos capacitando para fiscalizar melhor as empresas e as novas atividades que estão sendo colocadas a partir dessa nova lei’’.