Em referência ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no final do mês julho, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista promoveu na manhã desta quinta-feira, 8, uma Audiência Pública, com o intuito de alertar a população sobre os riscos e a importância das medidas prevencionistas no ambiente de trabalho.

Durante a audiência, representantes do Centro Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), instituições de ensino superior e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) discutiram sobre medidas que asseguram segurança, saúde e condições apropriadas de trabalho. “Precisamos sempre ter momentos de reflexão como este, pois nosso lema maior é a prevenção”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde, Mônica Achy, que representou a secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo.

Durante o evento, também foram discutidos temas como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, legislação, tipos de acidentes de trabalho e as consequências que eles acarretam para empregado, empregador e para a sociedade. De acordo com o gerente regional e representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Renato César de Almeida Loura, em casos de acidentes, o empregador pode ter consequências, como autuação do MTE, interdição de máquinas e até responsabilização criminal. Já o empregado pode ter a redução de renda e a desestabilização de laços familiares. “As consequências para a sociedade são o custo da saúde, da previdência social e com os servidores”, acrescentou o gerente regional do MTE.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, lembrou sobre as celebrações em torno do 27 de julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. “Debater os problemas que ainda cercam esse tema é muito importante, pois hoje não podemos mais pensar em uma empresa que não se preocupe com os índices de acidente de trabalho”, completou.

Assistência especializada – Em Vitória da Conquista, o Centro Regional de Saúde ao Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, atende mensalmente em torno de 150 pessoas. O serviço presta assistência especializada a funcionários acometidos por doenças e acidentes relacionados ao trabalho, realiza ações para melhorar as condições e a qualidade de vida do trabalhador. “Realizamos atendimentos, inspeções nas empresas, assistência e ações educativas de prevenção”, informou a coordenadora do Cerest, Jamilly Gusmão, para quem a audiência é mais um passo para estreitar relações e fortalecer os debates sobre a prevenção. “Essa é uma discussão que está apenas começando. Ainda temos muito que caminhar”, enfatizou.

O Cerest conta com uma equipe multiprofissional, composta por médico do trabalho, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, técnico em saúde do trabalhador, técnico em enfermagem e pessoal administrativo.

Onde encontrar – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista funciona na Rua Joaquim Hortélio, 114, Bairro Recreio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.