A obra, que debate questões da educação quilombola e do campo foi apresentada ao secretário

A política de Educação Escolar Quilombola no município de Vitória da Conquista é o título da dissertação da professora da Rede Municipal de Ensino, Niltânia Brito, e que se tornou livro pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, recebeu a professora Niltânia em seu gabinete, acompanhada da orientadora de pesquisa, a pós-doutora em Educação, professora Arlete Ramos.

“O livro é produto do meu mestrado profissional na Uesc e construído a partir da contribuição dos professores que atuam em áreas quilombolas do município. Com a coordenadora de área na época, professora Greissy Reis, pensamos o material numa sequência didática para que os professores pudessem ter um caderno de subsídios de como trabalhar, por exemplo, as relações étnico-raciais”, explicou Niltânia.

De acordo com o secretário de Educação, Edgard Larry, a pesquisa mostra a potencialidade do corpo docente da Rede Municipal de Ensino. “É uma obra que chama a atenção pela temática, que possui ineditismo e originalidade. E que mostra a importância da parceria desse intercâmbio com a universidade, do papel ativo que essas produções realizadas lá podem ter no nosso contexto”, destacou o gestor.

Além de conhecer o livro e um pouco mais do processo de produção da pesquisa, foram discutidas propostas relacionadas à educação no campo. “A ideia é que a gente possa, a partir do Programa de Pós-Graduação da Uesb e do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC) estar contribuindo com a educação da Rede Municipal, retratando as temáticas da diversidade”, enfatizou a professora Arlete.