Dentro da programação de iniciativa da Unicef “Bate Papo: Proteção de crianças e adolescentes e as políticas públicas municipais”, a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista e coordenadora do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas, Polímnia Cassimiro, realizou uma palestra online, esta semana, sobre a Lei de Escuta Protegida (13431/2017). A atividade teve como público os articuladores e mobilizadores do Selo Unicef e pessoas interessadas na temática.

Polímnia abordou o planejamento para implementação da lei no município, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, com ajuda dos secretários e do Poder Judiciário, por meio do juiz Juvino Henrique. “Mostrei perspectivas. A ideia do Unicef era que eu levasse para eles o que pode ser feito pelos municípios”. Ela explicou sobre as institucionalidades criadas como o Núcleo de Monitoramento e Prevenção à Violência nas Escolas, o Complexo de Escuta Protegida e o Núcleo de Psicologia da Escuta Protegida da Secretaria de Saúde (Nupep).

Ela acrescentou que apresentou toda a sistemática de atuação. “ O funcionamento da rede aqui, a estrutura física do Complexo e do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca)”.