Nesta mesma sexta-feira (14) em que o Arraiá da Conquista concluiu a primeira semana de programação musical na Praça Nove de Novembro, no Centro da cidade, a Prefeitura deu início a outra série de atrações na Zona Oeste, no Parque da Lagoa das Bateias, que, pelo segundo ano consecutivo, é incluído entre os cenários do evento.

E, neste ano, a Lagoa ganhou o reforço da Vila Junina, cujas casinhas de barro, complementadas por uma igrejinha de madeira, reproduzem um ambiente rural típico do universo do São João. É nesse ambiente que artistas dedicados aos diversos subgêneros do forró vão se apresentar, às sextas e sábados, até o dia 29.

“No ano passado, a gente montou a Vila Junina lá na Praça Nove de novembro e foi o maior sucesso”, contou o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno. “E, este ano, a prefeita Sheila Lemos deu a ideia pra gente montar aqui na Lagoa das Bateias. Montamos, e está aí o sucesso”, complementou.

“De hoje até o São Pedro, todos os finais de semana, a gente vai ter apresentações culturais, bandas tocando, trios pé-de-serra… A gente está muito feliz, pois são 80 bandas contempladas e selecionadas para tocar no Arraiá da Conquista. É o maior São João do Sudoeste da Bahia”, comemorou Alecxandre.

Zu do Acordeon

“Bacana, espetacular”

O sanfoneiro Zu do Acordeon, primeiro a se apresentar no palco montado à margem do espelho d’água, disse acreditar no potencial da Lagoa das Bateias como parte do Arraiá da Conquista. “Muito bacana, espetacular!”, elogiou. “Isto aqui está maravilhoso e tende a crescer mais e mais”.

Além de Zu, o público do local assistiu à apresentação do grupo de quadrilha Santa Dulce, vinculado à Paróquia Santa Dulce dos Pobres, sob a coordenação do padre Zenilton. O espetáculo envolveu 50 dançarinos, sendo, portanto, 25 casais, com os homens vestidos de Santo Antônio e as mulheres, de Santa Dulce.

Quadrilha junina Santa Dulce

“Ela era muito devota de Santo Antônio, e a gente fez essa linda homenagem para ela”, explicou o coreógrafo e puxador da quadrilha, Nando França, que se mostrou empolgado por se apresentar no Parque da Lagoa das Bateias: “Eu posso dizer que a nossa quadrilha junina é a primeira a se apresentar aqui. Esse público da Zona Oeste é contagiante. O povo do bairro Brasil, da Urbis 5, do Miro Cairo… Tudo abraça”.

Nando França

“São João para toda a cidade”

O comerciante Wilton Leal, 47 anos, um dos mais antigos moradores do bairro Santa Cruz – vive lá há 37 anos –, também se animou com a quadrilha junina. E, em seguida, agradeceu ao Governo Municipal pela inclusão do Parque na programação junina. “Muito bom, maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns”, exultou Wilton, que é popularmente conhecido como Galego da Lagoa.

Não só os moradores da região enxergam as possibilidades do Arraiá da Conquista na Zona Oeste. A comerciante Núbia Rodrigues, que vende espetinhos, amendoins, quentão e outras guloseimas típicas, numa das barraquinhas, mostrou-se esperançosa em relação às vendas. “É um projeto muito bom que traz o São João para toda a cidade, nos cantos e recantos”, analisou. “E a expectativa é que eu faça boas vendas. Que todas as pessoas daqui das redondezas se divirtam. Têm as que não podem ir para o Centro, mas o São João veio aqui, dando oportunidade para todos nós, tanto os comerciantes quanto os moradores”, concluiu Núbia.

Confira a programação completa da Vila Junina na Lagoa das Bateias:

14/6 (sexta) 19h – Zu do Acordeon

15/6 (sábado) 19h – Edvaldo do Acordeon

21/6 (sexta-feira) 19h – Lino do Acordeon

22/6 (sábado) 19h – Carlão dos 8 Baixos

28/6 (sexta-feira) 19h – Weldon França e Grupo Forró Fiado

29/6 (sábado) 19h – Luiz Wilson

Arraiá da Conquista 2024– No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança acontece de 18 a 22 de junho, com atrações nacionais como Frank Aguiar, Amado Batista, Nadson Ferinha, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Liv Moraes, Nando Cordel, Robertinha e Rony Barbosa, além das atrações locais.

Já na Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.