O Arraiá da Conquista abriu a última semana da programação na Praça Nove de Novembro nesta quarta-feira (26), com shows do cantor Aliomar Bahia e o Bando Pé D’Estrada. A festa ainda acontece nesta quinta (27) e sexta-feira (28).

Coordenador de Cultura, Alecxandre Magno

Ao fazer um balanço do evento, o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, destacou a jornada do Arraiá da Conquista. “A gente está ainda extasiado com a repercussão da festa. O Arraiá da Conquista esse ano superou todas as expectativas. A gente teve uma jornada longa, começamos aqui na Praça Nove de Novembro, aqui que é o coração do comércio da nossa cidade. O comércio está fechado, mas o público está aqui pra assistir as atrações”, afirmou Magno.

O coordenador também agradeceu à prefeita e à equipe da Sectel. “É um momento de gratidão de saber que a gente fez um planejamento e conseguimos executar. Agradeço à nossa prefeita Sheila, ao nosso secretário de cultura Xangai e a toda nossa equipe da Secretaria de Cultura que abraçou a causa e juntos conseguimos realizar o maior e melhor São João de todos os tempos em Vitória da Conquista”.

Orgulho de ser conquistense

O cantor e compositor Aliomar Bahia abriu a festa desta tarde, às 17h, com o seu tradicional “Forró Pé de Serra”, utilizando instrumentos como sanfona, zabumba e triângulo e o seu repertório diversificado e original. O artista conquistense colocou o público para dançar e ficou feliz com o retorno obtido da plateia. “A gente tem assim já uma tradição de fazer esse forró pé-de-serra, a gente vem tocando sempre. E isso é muito gratificante quando a gente vê a reciprocidade do pessoal que escuta, que curte o nosso forró”, afirmou o cantor.

Aliomar, que carrega o nome do seu estado no seu sobrenome artístico, mantém a tradição vinda de outros artistas forrozeiros como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Trio Nordestino. Ele não deixa de falar da importância da cultura nordestina: “a gente tem que manter essa tradição, porque é uma festa bonita. Os forrozeiros não tocam em outras festas, então tem que aproveitar essa oportunidade, tem que dar oportunidade pra gente que toca realmente o forró”.

O Bando Pé D’Estrada foi a segunda atração da noite. A banda é composta por três integrantes, Renato Schettini, Tiago de Oliveira e Yann Cabôco, sendo dois deles nascidos em Vitória da Conquista. A banda começou em Olinda, e com oito anos de estrada atualmente reside no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Yann Cabôco destaca o orgulho da sua cidade natal e a felicidade de tocar no Arraiá da Conquista. “A gente está muito feliz de vir participar do Arraiá da Conquista porque, especialmente, eu e o Renatinho, somos nascidos aqui em Conquista. Então, para a gente é tocar em casa também. É gratificante estar na programação aqui da praça, a praça linda, bonita, toda paramentada”, relatou o artista.

Yann Cabôco

A banda tocou, cantou e encantou o público com as suas músicas autorais e com um pouco da música do sertão profundo até o forró tropicalista, que compõem o Bando Pé D’Estrada. O trio já realizou uma turnê na Europa, e no mês de julho retorna à França levando o forró nordestino na bagagem. “Para mim é um prazer tocar em Vitória da Conquista, a gente está rodando muito como grupo. Dia primeiro de julho estamos indo para a França, fazer uma turnê de dois meses. Então, estar aqui também é uma celebração dessa segunda turnê na França que a gente faz esse ano”, afirmou Tiago de Oliveira, multi-instrumentista do grupo.

“Levo na mala as músicas nordestinas e o orgulho de ser conquistense”, disse Yann Cabôco durante a performance do grupo.

Mantendo a tradição

O público não deixou de prestigiar a noite de festas, mesmo com o comércio fechado, a Praça Nove de Novembro se agitou ao som de Aliomar Bahia e Bando Pé D’Estrada.

Ana Lu Leal, de 16 anos, estava passando pela praça com a sua mãe Lilian e a sua irmã Maria Clara, e resolveu parar para curtir os shows dos artistas. Ana Lu que também é sanfoneira desde 2019, se encantou com a praça e avaliou positivamente o Arraiá. “A festa está maravilhosa, as bandas incríveis e as pessoas maravilhosas. Essa é a primeira vez que eu venho aqui, a gente estava na rua, vimos a banda tocando e resolvemos dar uma passadinha”, explicou.

Ana Lu Leal (de camisa branca), sua irmã Maria Clara e sua mãe Lilian

Assim como Ana Lu e sua família, Edna Prates, de 64 anos, também estava passando pela praça e resolveu parar para assistir aos shows. Ela foi prestigiar o Arraiá na praça pela primeira vez e já garantiu que estará presente nos próximos dias com as amigas que convidou. “Achei maravilhoso, é pena que o pessoal com um som bom desses na praça e as pessoas não dançam muito. Porque está muito bom mesmo, achei ótimo. O primeiro dia que eu tô vindo aqui na praça, me agradou muito”, analisou Edna.

Edna Prates

Arraiá da Conquista – A festa na Praça Nove de Novembro segue até sexta-feira (28). No dia 29 de junho, o Arraiá da Conquista se encerra na Lagoa das Bateias.

O Arraiá da Conquista deste ano além de estar presente na cidade também foi para a Zona Rural nos dias 23 e 24, em 11 distritos e um povoado, com a contratação de cerca de 80 atrações locais.