Centro Pastoral Dom Celso JoséA Arquidiocese de Vitória da Conquista inaugurou  na noite desta sexta-feira (7), o Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Celso José. A celebração, que contou com a participação do clero, fiéis, vereadores e da prefeita Sheila Lemos, acompanhada da equipe de governo, marca a entrega de um espaço multiuso que promete impulsionar a vida pastoral, social e até acadêmica na cidade.

A solenidade coincidiu com o início da IX Assembleia Arquidiocesana, reforçando a vocação do local para ser um ponto de encontro e decisão sinodal da igreja local. O arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, ressaltou a importância do novo equipamento, que ocupa o espaço do antigo Ginásio Diocesano.

 “Esse é um espaço já conhecido da comunidade conquistense, que é o antigo Ginásio Diocesano, que muita gente estudou aqui inclusive. Hoje estamos inaugurando praticamente um novo espaço. Respeitamos uma boa parte do que existia, mas é praticamente um outro espaço. E recebendo o nome de Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Celso José, pela importância de Dom Celso José na história da igreja aqui de Vitória da Conquista.”

Dom Vitor

Dom Vítor destacou a estrutura e a abertura do Centro à sociedade de Vitória da Conquista: “Aqui também será um espaço aberto à comunidade, à cidade de Vitória da Conquista, para eventos, para encontros, não só da igreja, mas também da sociedade que queira, que precisa. É um grande refeitório, uma grande cozinha, um auditório para quase trezentas pessoas e também várias salas.”

Além da dimensão pastoral e social, o local também abrigará o Instituto de Filosofia da Arquidiocese, a partir do próximo ano, e há negociações em curso para acolher futuramente a Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Rejane

A alegria pela inauguração foi compartilhada por líderes de movimentos católicos, como Rejane Maria Novais, da Associação Apostolado da Divina Misericórdia. Ela destacou a função agregadora do centro:  “É de suma importância, porque é um local onde nós iremos reunir todas as pastorais, movimentos, clero, fiéis, é a Igreja Arquidiocesana de Vitória da Conquista unida em missão, planejando, avaliando a sua caminhada de fé, isso é muito importante.”

Lucas Batista

O assessor  do gabinete da Prefeitura, Lucas Batista, ressaltou o impacto do Centro para a cidade e a homenagem a um dos bispos mais importantes da história local: “Hoje, a igreja está entregando este grande presente para Vitória da Conquista, uma inovação na Igreja Católica que leva o nome de um dos bispos que fez história aqui em Vitória da Conquista, Dom Celso, 20 anos de serviço na nossa arquidiocese. Então esse espaço será de  evangelização. E aqui, nascerá várias lideranças csatólica.”

.