Educação
Postado em 11 de abril de 2025 as 11:21:03
Cerca de 200 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de cinco escolas municipais visitaram, na última quinta-feira (10), a unidade móvel da OFI Café, um fornecedor global de ingredientes alimentícios para alimentos e bebidas, que, através de um laboratório itinerante, classifica cafés e dissemina o conteúdo por lugares que são produtores do grão, tendo estudantes como público-alvo. Na ocasião, os alunos puderam entender como funciona o mundo do café, a riqueza do mesmo, e entender o quanto é possível levar qualidade de vida para quem trabalha nesse processo.
“A unidade móvel da OFI Café roda o Brasil para participar de feiras agrícolas e agropecuárias. Este ano, tivemos a ideia de trazer um projeto social onde englobasse a parte educacional, beneficiando escolas públicas municipais das regiões cafeicultoras”, explicou o comprador de café e participante da OFI, Bruno Rocha. “Dentro da unidade, tem laboratório todo montado com mesa de classificação e torrador, assim, não precisamos estar dentro de uma filiar para poder saber qual é a qualidade daquele café”, complementou o gestor. A unidade veio de Minas Gerais e, neste sábado (12) estará em Barra do Choça.
- Bruno
- Rosane, Ana Clara e Aldina
Para a coordenadora da Modalidade EJA do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Aldina dos Santos, momentos como esse são ideais para os alunos terem uma vivência prática em relação ao grão, sentir o sabor, degustar no sentido de qualidade. “Com essa atividade, eles poderão compreender melhor a importância do café para a região e valorizar ainda mais Vitória da Conquista, uma cidade que é referência nessa área”, afirmou. A professora Rosane Bittencourt também considera uma oportunidade maravilhosa porque vai além dos horizontes dos alunos. “Os estudantes, muitas vezes, estão só acostumados a chegar no mercado e comprar o café. Não entendem muito esse processo, como é chegar até lá. Então, eles estão amando a experiência”, disse.
Aluna do 9º ano na Escola Municipal Prof.ᵃ Lisete Pimentel Mármore, Ana Clara da Hora Santos, de 14 anos, se destacou na degustação e, por essa razão, recebeu o convite para conhecer a sede da empresa OFI Café, no Brasil, localizada em São Paulo (SP). O interesse pelo café foi passado pelo avô dela. “Meu avô mora e trabalha na Fazenda Alegria, município de Barra do Choça, onde eu costumo ir sempre nas minhas férias ou em algum final de semana, e, quando está na parte da colheita, eu o ajudo às vezes. Já colhi sete sacos e meio de café, já sei contar mais ou menos as latas e coloco para secar, também”. Ana Clara também disse ter apreciado as explicações sobre o processo de moer, bem como a degustação.
- Instrutor Luciano Gomes da Silva dentro no laboratório dentro da unidade móvel
- Alunos conhecendo as classificações do café
- Aprendendo a “provar” café